Você sabia que para trabalhar legalmente na Itália, caso não possua a cidadania, é necessário um visto de trabalho?
Sendo assim, se você trabalha sem o visto e sem a cidadania, está de forma ilegal no país.
É relevante mencionar a importância de trabalhar de forma legal. Isso porque, ao aceitar trabalhar ilegalmente no país, há grande possibilidade de abusos nas relações trabalhistas, entre outras situações indesejadas.
Saiba como a Cidadania pode ajudar nessa situação!
1. Como funciona a solicitação?
Para trabalhar na Itália, é necessário solicitar o Nulla Ostra (nome dado ao visto de trabalho por lá). Com esse documento, será possível legalizar sua situação no país e providenciar a autorização de residência em território italiano.
Para isso, é preciso possuir uma oferta de emprego que lhe permitirá obter tal visto. É recomendado que a entrada no processo seja feita antes da viagem à Itália, porém, é possível obter o visto já estando no país, desde que o interessado possua autorização de residência e uma proposta de emprego já devidamente formalizada pelo empregador.
Porém, se você possui a Cidadania Italiana, você não precisa de visto para trabalhar nem no país, nem em lugar algum da União Europeia!
2. Sou descendente de italianos. Preciso de visto para trabalhar na Itália?
Diferentemente do brasileiro que não possui ascendência italiana, o descendente tem a possibilidade de solicitar a Cidadania Italiana, no lugar de requerer o visto de trabalho, assim que ele conseguir um emprego na Itália ou nos outros países da União Europeia.
A Cidadania Italiana confere caráter definitivo ao direito de permanência e trabalho em solo italiano ou em qualquer local da União Europeia. Isso sem a necessidade de preocupação com vistos temporários, taxas ou demora.
Ser cidadão italiano pode trazer vantagens até mesmo para quem deseja trabalhar em países que não fazem parte da Europa. Alguns exemplos são a Austrália e a Nova Zelândia, que possuem um visto especial destinado a cidadãos europeus.
Lembre-se: o passaporte italiano é um dos mais bem aceitos e avaliados do mundo.
A cidadania poderá fazer a diferença também na vida do restante da família, como cônjuge e filhos. A partir do momento em que se conquiste a Cidadania, é possível usufruir de todos os benefícios que o passaporte europeu concede.
3. Conclusões sobre visto de trabalho para brasileiros na Itália
Muitos brasileiros sonham em morar na Europa, e o visto de trabalho é necessário para que se trabalhe na Itália de forma legal. Para obter o documento há custos, bem como prazos determinados.
Caso o brasileiro possua direito à Cidadania Italiana, muitas portas se abrem para ele. Isso porque são adquiridos os mesmos direitos de indivíduos que nascem em território italiano. Desse modo, é possível permanecer e exercer o trabalho na Itália por período indeterminado.
4. Conte com a Simonato para trabalhar legalmente na Itália!
Caso você seja descendente de italianos, busque algum documento que comprove seu vínculo - ou fale conosco para ajudar nessa busca. Invista no sonho da Cidadania Italiana, e tenha uma jornada tranquila ao buscar sua permanência e de sua família na Itália ou em qualquer pais da União Europeia!