Descubra se quem tem passaporte italiano precisa de visto americano
A cidadania italiana proporciona uma série de benefícios para quem sonha em ir aos Estados Unidos. Descubra quais!
Uma das dúvidas frequentes de quem possui as cidadanias italiana e brasileira é se o passaporte europeu pode proporcionar algum benefício na obtenção do visto americano.
Apesar de existirem vários tipos de visto nos Estados Unidos, o cidadão da Itália pode, sim, ter algumas vantagens em alguns deles. Para quem quer ir aos EUA a turismo, por exemplo, tendo a cidadania italiana, basta apenas preencher o formulário ESTA e pagar uma pequena taxa.
Já para quem busca residir nos EUA, também é possível obter algumas facilidades, especialmente a partir das vantagens em conseguir o visto E-2 para investidores a partir da cidadania italiana.
Apesar de a cidadania italiana não dar, por si só, o direito de residir nos Estados Unidos ao cidadão, ela pode proporcionar ótimas facilidades ao interessado.
Desse modo, caso possua direito à cidadania italiana, conheça mais sobre o procedimento e suas vantagens. Ser cidadão italiano pode dar garantias até mesmo a quem sonha em viver nos Estados Unidos ou conhecer o país.
Visitar os EUA sem visto sendo cidadão italiano
O passaporte italiano é um dos mais valorizados e aceitos do mundo. Em razão disso, quem solicita a cidadania da Itália pode usufruir de facilidades em outros países, como os EUA.
Quem possui passaporte europeu não precisa de visto para visitar os Estados Unidos da América por até 90 (noventa) dias, sendo necessário apenas preencher o ESTA, como será explicado adiante. Desse modo, quem possui cidadania italiana terá maiores facilidades de ingresso nos EUA, uma vez que a finalidade da estadia seja o turismo.
Entretanto, caso a intenção seja residir permanentemente nos Estados Unidos, o cidadão italiano precisará requerer o visto. A cidadania italiana pode ajudar no processo, auxiliando na obtenção de alguns tipos de visto, como o E-2 para investidores.
Necessidade de fazer o ESTA
Apesar de não precisar do visto, o cidadão italiano deve fazer o preenchimento do formulário ESTA para que possa visitar os Estados Unidos.
Algumas das ações necessárias no passo a passo para preencher o ESTA consistem em: visitar o site do ESTA, aceitar os termos propostos, preencher o formulário com os dados solicitados, etc. Veremos a seguir.
Após isso, o interessado deve acessar o formulário para pedido da aplicação. Aberto o formulário, será necessário que o visitante leia e concorde com alguns termos que dizem respeito à impossibilidade de residir permanentemente e procurar emprego nos Estados Unidos para quem dispõe apenas do ESTA, bem como é preciso que a pessoa concorde com outras disposições legais americanas.
O viajante deverá, após isso, dispor dos seus dados pessoais, número de passaporte e sua data de validade e informações sobre cidadania do interessado. Com isso, em seguida, a pessoa fará uma verificação do e-mail.
Serão solicitadas mais informações pessoais do interessado, inclusive no que diz respeito à sua presença nas redes sociais.
Posteriormente, serão solicitadas informações sobre a viagem, inclusive é pedida a informação de um contato de alguém que possa ser avisado em caso de emergência durante a estadia da pessoa em solo americano.
Após, o requerente deve responder a um questionário com perguntas relativas à sua vida pessoal e profissional a serem respondidas com “sim” ou “não”, bem como verificar as informações que foram inseridas no formulário.
Concluído o preenchimento, o interessado deve pagar a taxa referente à requisição.
Facilidade de entrada nos Estados Unidos para quem possui a cidadania italiana
A cidadania italiana traz benefícios que ultrapassam os limites da Europa e dos países que compõem a União Europeia. Nos Estados Unidos, a pessoa não precisará de visto para ingressar como turista.
Se pensarmos como o trâmite ocorre em relação ao brasileiro que não possui cidadania europeia, o procedimento para o cidadão italiano é bem mais simples. O brasileiro precisa solicitar o visto americano, preencher um formulário, pagar uma taxa, passar por entrevista no Consulado e outros procedimentos.
Por vezes, o Consulado e os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) ficam longe da cidade do interessado. Os CASV, por exemplo, estão localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília. Assim, caso a pessoa resida longe das mencionadas localidades, isso resultará em custos também.
Valores para o ESTA e para o Visto Americano
Como dito, quem possui a cidadania italiana precisa apenas preencher o ESTA. A taxa do ESTA é de U$D 14,00 (quatorze dólares americanos). Com o dólar a R$5,31, a taxa equivaleria a R$74,34 (setenta e quatro reais e trinta e quatro centavos).
Já o brasileiro que não possui a cidadania italiana e precisa solicitar o visto americano tradicional de turista deverá desembolsar a quantia de U$D 160,00 (cento e sessenta dólares americanos).
Quero um visto que permita residir nos Estados Unidos. A cidadania italiana pode me ajudar?
A partir da cidadania italiana, o interessado precisará desembolsar um valor bem menor para obter o visto E-2 para investidores nos Estados Unidos.
Inclusive, confira, clicando aqui, um vídeo com o qual é possível entender as facilidades de compra de casa nos Estados Unidos para quem tem cidadania italiana.
Assim, ser cidadão italiano oportuniza facilidades na obtenção da permanência definitiva em terras estadunidenses, apesar de apenas a cidadania italiana não garantir o direito ao Green Card, como algumas pessoas acreditam.
Solicite a cidadania italiana, caso possua direito
Como visto, a burocracia para ingresso como turista nos Estados Unidos é bem menor para quem possui a cidadania italiana. Além disso, a cidadania italiana pode proporcionar facilidades também para a obtenção de outros tipos de visto americano, sendo útil para quem quer até mesmo residir em terras estadunidenses.
Portanto, avalie se pedir a cidadania italiana não seria algo interessante para suas pretensões nos Estados Unidos. O passaporte europeu proporciona uma série de direitos e vantagens em muitos países do mundo que não fazem parte da Europa, como Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.
Caso possua algum ascendente italiano e tenha direito à cidadania, diligencie a respeito e tenha a oportunidade de solicitar seu passaporte europeu.
Conheça a Simonato Cidadania, e como ela pode te ajudar na obtenção da cidadania italiana!