Artigo

Cidadania Italiana x Cidadania Portuguesa

Cidadania Italiana x Cidadania Portuguesa

Tanto a Cidadania Italiana quanto a Portuguesa são amplamente buscadas por brasileiros e oferecem vantagens distintas, dependendo de necessidades, realidades e sonhos pessoais. 

 

Se você tem curiosidade sobre suas diferenças, siga a leitura e vamos compará-las em diferentes aspectos!


1. Processo de aquisição:

  • Cidadania Italiana : obtida por descendência (jus sanguinis).
  • Cidadania Portuguesa : pode ser adquirida por descendência (jus sanguinis) ou por residência (jus soli), com diferentes requisitos para cada caso. A obtenção por residência requer um período mínimo de residência legal em Portugal.

2.  Acesso à União Europeia:

  • Cidadania Italiana : Oferece livre circulação e residência em todos os países da União Europeia, assim como acesso aos serviços sociais e direitos trabalhistas.

  • Cidadania Portuguesa : Igualmente permite livre circulação e residência na UE, com os mesmos direitos associados à cidadania italiana.

3. Facilidade de obtenção:

  • Cidadania Italiana: o processo pode ser demorado devido à necessidade de reunir documentos históricos familiares.
  • Cidadania Portuguesa: pode ser mais direta em certos casos se baseada em residência, caso contrário também há um processo burocrático.

4.  Histórico familiar e cultural:

  • Cidadania Italiana: muitos buscam a cidadania italiana para se reconectar com suas raízes culturais e familiares na Itália. A Itália tem uma rica história cultural e uma forte identidade nacional.
  • Cidadania Portuguesa : Oferece a oportunidade de se conectar com a cultura, história e língua portuguesas.

5.  Idioma:

  • Cidadania Italiana : Não há requisito de proficiência em italiano para obter a cidadania por descendência.
  • Cidadania Portuguesa : Em geral, não é necessário demonstrar proficiência no idioma português para a cidadania por descendência.

6.  Economia e oportunidades de trabalho:

Ambas oferecem acesso à economias desenvolvidas e integradas na União Europeia, com oportunidades de emprego e negócios.

7. Conclusão

As duas são muito vantajosas, mas a italiana ainda se destaca com relação à portuguesa.

Isso porque não há limites de gerações na transferência da cidadania italiana, ou seja, mesmo que o parentesco seja muito distante, você terá o direito de se tornar um cidadão italiano. Já com a portuguesa, o benefício é restrito à segunda geração. 

Outro diferencial é em relação à vida nos Estados Unidos. A Cidadania italiana oferece mais benefícios ao solicitar o visto de permanência.

A cobertura de países também fora da União Europeia é maior com o passaporte italiano que com o português. 

Seja qual for a sua decisão, considere que as duas oferecem a possibilidade de viver em excelentes países e usufruir de uma qualidade de vida diferenciada, com baixos índices de violência, educação gratuita e saúde pública de qualidade. 

A Cidadania oferece uma excelente perspectiva de futuro para você e sua família. 

Para conquistar esse sonho, já sabe: a Simonato faz tudo por você, cuidando do seu processo do início ao fim. Fale conosco e coloque esse plano em prática hoje mesmo!