Artigo

Vale a pena trabalhar na Itália?

Vale a pena trabalhar na Itália?

A Itália, apesar de alguns problemas locais quanto a empregos, continua sendo um lugar com boas oportunidades de trabalho e renda.


Além disso, trabalhar na Itália é uma forma de ter oportunidades de emprego em outro país.  Se você se mudou para a Itália e quer mais informações sobre visto de trabalho, custo de vida e mercado de trabalho italiano, está no lugar certo. Conheça mais a respeito da situação no outro lado do oceano!

Quer morar na Itália e precisa tirar cidadania? Veja como funciona o processo judicial materno - Saiba mais


Empregos na Itália


A Itália é um país desenvolvido, integrante da União Europeia e listado como a 8ª (oitava) maior economia do mundo em 2022 – conforme o ranking do FMI (Fundo Monetário Internacional). Apesar disso, a nação italiana sofre historicamente com problemas relacionados ao desemprego, principalmente para os mais jovens e recém-formados. Eles têm mais dificuldade de conseguir vagas de emprego.


Recentemente, a taxa de desemprego tem apresentado uma série de quedas, estando, agora em fevereiro de 2023, em torno de 7,8%. O resultado atual é muito bom e mostra que há grande ocupação da população italiana. Isso é um atrativo também para os estrangeiros e para as pessoas que vivem fora da Itália e têm direito à cidadania italiana.


Entretanto, para que o indivíduo que está interessado em morar na Itália faça uma escolha acertada, é preciso fazer um planejamento sólido. Tudo de modo a evitar surpresas, gastos desnecessários e frustrações.

Salário na Itália


A moeda da Itália é o euro. O euro é bastante valorizado em relação ao real. Isso faz com que, sem dúvidas, muitas pessoas do Brasil se interessem em trabalhar na Itália e na Europa. Elas buscam melhores condições salariais ou até mesmo ajudar a família brasileira.


Não existe um salário mínimo na Itália da forma como se conhece no Brasil. Na Itália, é mais comum que o mínimo a ser pago seja estipulado em razão da hora trabalhada e não do mês como um todo. Apesar disso, há algumas categorias profissionais que possuem pisos estabelecidos na Itália. Isso obriga os empregadores a cumprirem tais direitos.


Apesar de não existir um salário mínimo na Itália, é possível estabelecer uma média do que é pago ao trabalhador italiano. Seria algo em torno de 1.500 a 1.600 euros mensais.


É possível viver na Itália com tal salário em condições mais confortáveis do que provavelmente seria no Brasil com o salário mínimo nacional. Contudo, caso o indivíduo tenha salário na mencionada faixa média, é recomendado conter gastos.

Profissões bem pagas na Itália


Alguns dos profissionais mais bem pagos na Itália: engenheiros, médicos, advogados, notário ou tabelião, profissionais de marketing com foco na internet, contador e profissionais de serviços financeiros. As médias salariais podem chegar até mesmo à faixa dos 15 mil euros mensais, uma quantia muito alta, considerando ainda que o euro é uma moeda bastante valorizada.


A maioria das profissões acima mencionadas exige diploma de faculdade. Portanto, caso seja vontade da pessoa seguir tais carreiras, seria necessário verificar a possibilidade de estudar na Itália ou de validar o diploma estrangeiro naquele país.


Para os estrangeiros, há maior dificuldade em seguir nas carreiras acima narradas. Isso acontece por causa da necessidade de validação do diploma, por alguns não dominarem completamente o idioma italiano ou por outras questões. Desse modo, há algumas profissões que notoriamente empregam grande número de estrangeiros na Itália.


São profissões com muitas oportunidades de emprego para estrangeiros no território italiano: cabeleireiros, esteticistas, trabalhadores da construção civil (como pedreiro ou ajudante), trabalhadores da indústria e trabalhadores no setor do comércio.

Como melhorar as chances de conseguir um emprego na Itália?


Há uma variedade de profissões que podem empregar um brasileiro na Itália. Algumas dicas, contudo, podem fazer a diferença no sentido de qualificação daquele que busca uma oportunidade em terras italianas.


O domínio da língua italiana é muito relevante. As pessoas que trabalham na Itália irão precisar se comunicar com os demais, em maior ou menor grau a depender da profissão. Consequentemente, é notório que saber falar a língua local é muito importante para aquele que busca uma vaga, pois o atendimento ao público fluirá de forma bem mais sólida.


A depender da área almejada, falar inglês também pode ser um diferencial. A língua inglesa é um idioma que cresce bastante no mundo e tem sido importante especialmente no mercado de trabalho. Assim como os brasileiros, há muitos italianos desejando aprender inglês. Portanto, caso o brasileiro domine o idioma inglês e o italiano, poderá ter boas oportunidades como professor no país.

Então, vale a pena trabalhar na Itália?


Em geral, pode compensar bastante, tendo em vista que na Itália os salários correspondem a valores melhores que a média paga no Brasil, sendo que o euro é bastante valorizado.


Contudo, é preciso pensar quais são os objetivos e os sonhos do indivíduo ao buscar um emprego no exterior e na Itália. A motivação pode ser por crescimento profissional e pessoal, por melhor salário, para buscar se estabelecer no país e ter melhor qualidade de vida e segurança, entre outros. A partir da definição do que se pretende, é possível que ocorra um melhor planejamento.


Algo importante a destacar diz respeito à possível cidadania italiana da pessoa que deseja trabalhar na Itália. É preciso que a pessoa esteja ciente que, caso ela seja descendente de italianos e possua direito a ser cidadão da Itália, ela provavelmente terá maiores facilidades na obtenção de um emprego no país.


O cidadão italiano não precisa providenciar vistos temporários de estudo ou de trabalho. Ele ambém não precisa se preocupar com o tempo de permanência no país.


Desse modo, entende-se que trabalhar na Itália pode ser mais simples e compensador para quem possui a cidadania italiana. Isso confere uma série de direitos ao ítalo-brasileiro e até mesmo ao seu cônjuge e filhos.


Então, entende-se que é possível buscar trabalho na Itália e que a decisão pode valer a pena. Inicialmente, é preciso contar com uma boa organização e planejamento, bem como estudar a respeito para não tomar decisões precipitadas.


Outra parte relevante é verificar se possui direito à cidadania italiana, condição que lhe trará benefícios e facilidades na obtenção de emprego no país. Portanto, feito um planejamento antecipado, a Itália pode ser uma boa escolha para o brasileiro que pretende trabalhar no exterior.