Para obter a cidadania italiana, é essencial seguir alguns passos. Mas o principal e primeiro deles é confirmar se você tem realmente o direito de solicitar a sua.
Isso porque a cidadania é baseada no princípio do ius sanguinis (direito de sangue). Ou seja, você só pode ser considerado italiano, se tiver ascendência italiana. Não há um limite específico de gerações, o importante é poder comprovar esse laço sanguíneo por meio de registros civis.
Aqui estão os passos essenciais para confirmar seu direito:
1. Árvore genealógica e documentos: Monte sua árvore genealógica e reúna os documentos de todos os seus antepassados na linha hereditária, desde você até o antepassado italiano. Isso inclui certidões de nascimento, casamento e óbito.
2. Entre em contato com a Simonato. Podemos fornecer informações específicas sobre seu caso e cuidar de cada detalhe dos próximos passos.
Depois dessas etapas, seguirão as de tradução juramentada e apostilamento dos documentos para apresentação, com todas as certidões originais com Apostila de Haia e traduzidas. Com o aceite da documentação, passamos para a apresentação no consulado, com a audiência. E basta comemorar sua nova Cidadania!
Lembre-se que você só precisa confirmar sua ascendência italiana. Todo o restante é feito pela Simonato, uma empresa idônea, com inúmeros casos de sucesso!