Qual é a validade do passaporte italiano e quando preciso renovar?
O passaporte italiano é um documento que traz muitos benefícios para quem o possui. Porém, é preciso ficar alerta à sua validade e à necessidade de renovação. Entenda!
Vamos pensar em uma situação frequente: há indivíduos que possuem duas cidadanias, brasileira e italiana, mas vivem no Brasil e não viajaram nos últimos tempos, pouco utilizando o passaporte.
Essas pessoas podem acabar por esquecer de providenciar a atualização do AIRE e a renovação do passaporte italiano, que pode vir a vencer. Contudo, tais procedimentos são muito importantes, uma vez que proporcionam direitos ao cidadão da Itália.
Caso a pessoa deseje viajar aos Estados Unidos, por exemplo, possuindo o passaporte italiano o interessado evitará vários trâmites burocráticos que são exigidos aos brasileiros (sem dupla cidadania). O italiano não necessita de visto de turismo para os EUA.
São várias as outras situações que tornam aconselhável que o cidadão italiano procure manter seu passaporte válido. Entenda melhor a respeito da validade do passaporte italiano e quando renová-lo!
Validade do passaporte italiano
O passaporte italiano é válido pelos seguintes períodos, de acordo com a idade:
- Maiores de 18 anos de idade – validade de 10 anos do passaporte;
- Menores de 18 anos e maiores de 3 anos de idade – validade de 5 anos do passaporte;
- Menores de 3 anos de idade – 3 anos de validade do passaporte.
Quando preciso renovar o passaporte italiano?
Quando o prazo de validade estiver perto de ser atingido, o cidadão italiano deve buscar renovar seu passaporte. A medida deve ser tomada com certa antecedência, especialmente para que a pessoa não fique por um tempo sem os direitos que o passaporte proporciona.
Estando o passaporte vencido, será necessária a emissão de um novo. Para isso, o interessado deve procurar um dos Consulados da Itália no Brasil.
Provavelmente será marcada uma entrevista de emissão do passaporte com o interessado. É preciso entrar em contato e conhecer as regras de cada Consulado, pois elas variam.
Ainda, considerando que muitos brasileiros moram longe do Consulado Italiano, eles devem procurar contato com antecedência para conhecer as regras, por meios eletrônicos a título de exemplo.
Desse modo, o cidadão italiano evitará viagens e gastos desnecessários, comparecendo ao Consulado apenas quando realmente for obrigatório.
Quais cidades brasileiras possuem Consulado Italiano?
Há Consulados Italianos nas seguintes cidades brasileiras:
- São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – Região Sudeste;
- Recife – Região Nordeste;
- Curitiba e Porto Alegre – Região Sul
Em Brasília fica localizada a embaixada da Itália no Brasil.
Pago alguma taxa para renovar o passaporte italiano?
Sim. A taxa de emissão ou renovação do passaporte italiano é cobrada no valor de EUR 116,00 (cento e dezesseis euros). O valor é pago em real, sendo realizada a conversão (câmbio da moeda), conforme tabela que é atualizada a cada três meses.
Esteja atento à atualização do cadastro no AIRE - Anagrafe Italiani Residenti all’Estero (Registro de Italianos Residentes no Exterior).
O AIRE é um cadastro voltado para cidadãos italianos que vivem fora da Itália, sendo necessário atualizá-lo após 90 (noventa) dias fora do solo italiano. É bem comum que os brasileiros que possuem dupla cidadania se enquadrem nessa situação, pois muitos continuam vivendo no Brasil após obterem a nacionalidade italiana.
A atualização do AIRE é obrigatória e o indivíduo deve estar com o cadastro em dias para que possa renovar o passaporte italiano.
Portanto, é preciso atenção para não ficar em atraso junto ao Registro de Italianos Residentes no Exterior.
Além do passaporte, a renovação do AIRE é importante até mesmo para fins eleitorais na Itália e para a regularização de documentos pessoais. Portanto, é recomendado estar atento ao cadastro junto ao AIRE e o cumprimento das exigências e atualizações pertinentes.
Por que não deixar o passaporte italiano vencer?
O passaporte é um documento importante para o cidadão italiano. Ele permite acesso a vários países ao redor do mundo, sendo um dos mais aceitos globalmente.
Por isso, é importante manter o passaporte válido, ficando atento ao prazo de validade dele. Não verificar a necessidade de renovação do visto pode ocasionar transtornos.
Por exemplo, em viagens ao exterior, alguns países costumam cobrar que o visitante tenha um passaporte válido, ao menos, pelos próximos 6 (seis) meses.
Os benefícios do passaporte italiano
O passaporte da Itália é um dos mais aceitos no mundo. Com ele, a exigência e burocracia com vistos se torna bem menor.
Há países como os Estados Unidos que exigem visto de turista para o cidadão brasileiro, mas não fazem tal exigência ao italiano. Viajar e conhecer os Estados Unidos e o mundo é um sonho de muitos ítalo-brasileiros.
Portanto, o passaporte italiano pode ajudar na conquista de muitas metas e objetivos no exterior que o indivíduo possa ter. As vantagens não se restringem apenas a viajar, uma vez que o passaporte italiano pode ajudar na estadia permanente ou na concessão de trabalho em alguns países.
Quero ter o passaporte italiano, o que faço?
Muitos brasileiros têm direito à cidadania italiana, mas ainda não a requereram. Na Itália, não há um limite de geração para que alguém possa reconhecer sua cidadania demonstrada a partir de uma relação de parentesco.
Portanto, caso você saiba de algum parente italiano na sua árvore genealógica, mesmo que seja distante, de gerações passadas, a descendência poderá proporcionar a cidadania italiana e, consequentemente, o passaporte europeu.
Desse modo, diligencie a respeito da documentação de um possível parente italiano e saiba mais a respeito do seu direito à cidadania. O passaporte italiano pode ajudar o cidadão para além do território da Itália.
São muitas as oportunidades de trabalho e estudo na União Europeia. O cidadão italiano consegue, ainda, por vezes, descontos significativos em graduações e cursos em universidades da Europa.
Além do continente europeu, países como Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos podem conceder condições mais benéficas de obtenção de vistos a quem tem o passaporte italiano quando em comparação a quem possui exclusivamente o passaporte brasileiro.