Artigo

Quais são as principais expressões da arte italiana?

Quais são as principais expressões da arte italiana?

A arte italiana, há séculos, possui muita importância no cenário mundial, tendo influenciado as expressões artísticas de muitos países. Conheça as principais expressões da arte italiana!

Desde os séculos passados, a arte produzida nos territórios que hoje formam a Itália já tinha destaque.

A partir de milênios de civilização, o que hoje se conhece como a Itália viveu diferentes fases no que tange à confecção artística.

Com isso, transformações foram ocorrendo com o tempo, sendo que a arte italiana de determinadas épocas reflete, em grande parte, aquilo que os territórios que hoje compõem o país vivenciavam.

A Itália foi berço de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante Alighieri e outros.

Atualmente, a Itália continua sendo um lugar que possui grandes riquezas na arte, sendo possível apreciá-las ao visitar o país.

Conheça melhor a seguir as expressões da arte italiana na história e na atualidade.

Arte etrusca

Os etruscos, povo que habitava a Etrúria (formada por territórios que hoje compõem a Toscana e parte da Campânia, Lácio e Úmbria), já realizava uma arte destacada, principalmente a partir de esculturas e peças em ouro, bronze e cerâmica.

A arte etrusca, à época, era bastante influenciada pelo Mediterrâneo. Uma característica marcante dessa expressão artística era o realismo, uma vez que era comum que fossem retratados elementos do cotidiano das pessoas, como animais.

As expressões artísticas dos etruscos também tiveram grande relação com a arte funerária e religiosa, retratando a época em que viveram a partir das criações com a arte.

Foram produzidos pelos etruscos muitos vasos, esculturas e outros objetos artísticos de importante valor para a humanidade.

Período de inspiração na arte grega

É preciso destacar algumas delas: inicialmente, há séculos atrás, o território italiano tinha forte influência da arte grega, bem como da civilização da Grécia em si.

Nesse sentido, as localidades que hoje formam a Itália recebiam diversas heranças e contribuições artísticas de origem grega, sendo as mais notáveis aquelas referentes à arquitetura.

Ademais, muitos artistas gregos passaram a viver no espaço que hoje se conhece como a Itália, especialmente a partir da expansão da influência grega e da excelente

remuneração que era oferecida em terras italianas.

Alguns exemplos de influências gregas na arte italiana podem ser vistas a partir do Templo de Apolo (em Pesto, Itália).

Arte no Império Romano

As expressões artísticas do período do Império Romana tiveram forte influência das épocas da arte etrusca e grega. Contudo, entende-se que a arte romana era marcada por maior praticidade e utilidade às suas obras, especialmente do ponto de vista da arquitetura.

A arte existente na época do Império Romano tinha semelhanças com a arte grega, especialmente a partir da arquitetura e da escultura que foram sendo desenvolvidas.

Além da parte estruturante das edificações, durante o período do Império Romano foi sendo pensado mais fortemente o interior das construções.

Um exemplo marcante de construção proveniente da época do Império Romano é o Coliseu, lugar conhecido mundialmente, que atrai muitos turistas para visitá-lo.

Embora a arte italiana da época do Império Romano tenha realizado manifestações de diversas formas, como a partir da música, da escultura e da pintura, foi pela arquitetura que os traços do período ficaram mais evidentes, por refletirem o auge do Império.

Arte na Itália atualmente

A Itália, assim como outros países, está presenciando transformações significativas em seus processos artísticos, especialmente pela modernidade.

A produção artística italiana continua rendendo bons frutos. Os visitantes e moradores das cidades italianas podem aproveitar a arte em diferentes expressões:

  • Música: a Itália possui um mercado musical bastante diversificado, com cantores de gêneros variados, como rock, rap, pop e reggaeton. É possível encontrar também obras ligadas à música clássica e à ópera. Por exemplo, é em Verona que ocorre o Arena Opera Festival, edição de 2023;
  • Dança: a Itália conserva tradições no que diz respeito à dança, especialmente em relação à Tarantella, o Sbrando, o Trescone e o Saltarello, bailes típicos de regiões italianas, que até hoje são utilizados, principalmente em festividades. Além disso, houve também a introdução de várias danças de outros lugares na Itália, no contexto da globalização, concluindo-se, então, que a Itália reúne diversas danças em seu território;
  • Pintura: a Itália é berço de vários dos maiores renomados pintores do mundo, a exemplo de Michelangelo, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Arnaldo Mecozzi e outros. Atualmente, a Itália continua sendo um país que se destaca na área, com várias mostras e eventos relacionados à pintura. Alguns dos nomes de pintores atuais italianos são Giorgi Morandi, Carlo Basilico e Leandro Erlich;
  • Arquitetura: historicamente, a Itália se destaca no que diz respeito à arquitetura, tendo sido o berço de arquitetos como Filippo Brunelleschi, Aldo Rossi e Pirro Ligorio. Inclusive, há influências da arquitetura italiana no Brasil, a partir dos milhões de imigrantes italianos que se mudaram para o país. Na atualidade, há muito o que ser apreciado na Itália a título de arquitetura, com destaque para Veneza, sede da Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.

Conclusões sobre as expressões artísticas na Itália

A arte está presente na Itália há séculos, tendo sido expressada de diferentes formas a partir das fases históricas vivenciadas pelos territórios que hoje formam o país.

Como localidade que influenciou muitos lugares no mundo, desde a época em que era Império Romano, a Itália transmitiu muito de sua cultura e arte para o mundo inteiro.

No Brasil, a influência italiana foi ainda maior, em virtude do grande número de imigrantes italianos que passaram a residir no país.

Atualmente, as expressões italianas são diversas, consistindo em manifestações na música, na dança, na arquitetura, na escultura e outras formas artísticas.

Estar na Itália em si é ter a oportunidade de apreciar arte com facilidade, por meio das exposições existentes no país.

Se você tem o sonho de viver na Itália e aproveitar diariamente a arte existente no país, busque saber se você possui algum antepassado italiano.

Ter cidadania italiana lhe trará muitas possibilidades, inclusive de vivenciar a variedade artística existente no país europeu. Conheça a Simonato Cidadania, assessoria que pode ajudar você nesse processo!