Quais são as melhores comidas italianas doces para fazer em casa?
A Itália, conhecida por sua gastronomia espetacular, também possui várias comidas doces em sua culinária. Conheça algumas delas para fazer em casa. Há opções com massa frita, frutas cristalizadas e muito mais.
Gelatto
Os gelattos são um tipo de sorvete italiano que tem alcançado popularidade no Brasil. O que os diferencia dos sorvetes tradicionais que são conhecidos por aqui é o fato de que o gelatto possui menos gordura que a versão encontrada nas sorveterias comuns brasileiras.
É possível fazer a versão caseira do gelatto, e há várias receitas disponíveis na internet. Além disso, dá para executar algumas receitas com poucos ingredientes, a exemplo d eleite, açúcar, frutas e creme de leite fresco.
Cannoli
Essa sobremesa que encanta os olhos é cada vez mais popular no Brasil. Ela tem origem na Sicília, Sul da Itália, sendo bem conhecida também nos Estados Unidos devido à grande comunidade de imigrantes sicilianos que levaram o prato às terras estadunidenses.
O cannoli é um tipo de massa frita que pode ser recheada de diversas formas. Na Itália, o recheio mais comum é o de creme de ricota. Entretanto, o cannoli pode ser recheado também com chocolate ou com frutas, a depender do gosto do consumidor.
É possível preparar o cannoli em casa, utilizando ingredientes como farinha de trigo, açúcar, essência de baunilha e outros da preferência de quem for fazer. Há muitas receitas na internet ensinando o modo de preparo, bem como os ingredientes são considerados acessíveis.
Panna Cotta
A Panna Cotta é uma sobremesa italiana com origem na região do Piemonte. Ela vem se tornando cada vez mais conhecida no Brasil e por muitos é considerada o novo “petit gateau".
É uma sobremesa que parece simples pelos ingredientes, mas o segredo dela está em acertar o ponto. Não é uma tarefa fácil, mas é bastante possível e serve como um treino dos dotes culinários. Os ingredientes necessários para preparar a panna cotta são: gelatina, creme de leite fresco, leite, baunilha e açúcar.
Tente fazer a panna cotta em casa e vá aprimorando a receita até alcançar o ponto perfeito da sobremesa!
Tiramisù
É provavelmente a mais famosa sobremesa italiana. Tem origem na cidade de Treviso, na região do Vêneto. O nome se originou de uma expressão italiana “tirami sù”, que seria algo em português como “levante-me”.
No Brasil, a sobremesa chegou a partir dos imigrantes italianos e ganhou novas versões criadas em virtude da falta de alguns ingredientes originais da receita.
Assim, como as outras sobremesas, é possível fazer o Tiramisù em casa. Os principais ingredientes a serem utilizados são biscoitos tipo champagne, queijo mascarpone (que pode ser substituído por outro queijo cremoso), café, leite condensado e ovos.
O resultado é uma sobremesa com uma linda apresentação e um delicioso sabor. Tente executá-la em casa!
Torrone
A origem do Torrone remonta à cidade de Cremona, na região da Lombardia, por volta do século XV. Lá, teria ocorrido uma celebração onde foi feito um bolo à base de amêndoas e mel. A iguaria foi tão apreciada que se perpetuou ao longo dos anos. O nome foi uma homenagem à torre mais conhecida da localidade, chamada “Torrazzo”.
Consiste em uma massa adicionada a mel, claras e açúcar, juntamente com castanha de diversos tipos, o que forma uma sobremesa deliciosa. É plenamente possível fazer a receita em casa e com ingredientes que não pesam no bolso.
Portanto, considere a possibilidade de agregar o torrone à sua lista de doces. Não é tão difícil realizar essa receita no conforto da sua casa.
Salame de chocolate
Consiste em um doce feito a partir da junção de ingredientes como chocolate, manteiga, ovos, nozes, amêndoas, bolachas maria e avelãs. O doce é preparado para ficar em um formato similar ao do salame tradicional.
Há várias receitas na internet ensinando a fazer tal iguaria. É possível fazê-la em casa e degustar juntamente com toda a família. Gostar de chocolate é quase uma unanimidade, não é? A sobremesa pode te surpreender.
Zabaglione
É uma das sobremesas italianas mais tradicionais, cuja origem remonta ao século XVI. É um creme que tem como ingredientes principais: gemas, vinho (Marsala, Porto ou Madeira) e açúcar. É servido geralmente em taças, como ocorre com outros cremes que são utilizados como sobremesa na Itália.
A preparação é simples e requer apenas que os produtos acima mencionados sejam batidos, em uma tigela em banho-maria, até que a mistura fique espumosa. Essa sobremesa é bastante leve e encantadora.
Bomboloni
Doce típico italiano, os bomboloni podem ser encontrados em vários espaços gastronômicos do país europeu. A sobremesa teria sido inventada por um ex-soldado da Primeira Guerra Mundial, que era também padeiro e criou o formato da sobremesa inspirado nas bombas e canhões do conflito.
A invenção virou uma das sobremesas mais apreciadas no mundo todo. Alguns dos ingredientes necessários para a massa são: farinhas, fermento, açúcar, canela, ovos e manteiga.
O recheio é a critério de quem vai fazer, todavia, alguns dos mais comuns são: doce de leite, chocolate e brigadeiro. Não tem como ficar ruim, não é verdade? Tente fazer em casa. Há várias receitas disponíveis de forma online.
Conclusão sobre os doces típicos italianos
São muitos os doces tradicionais da Itália. Em geral, os pratos doces italianos não são tão conhecidos no Brasil como as receitas salgadas. Contudo, há sobremesas tão incríveis quanto os pratos salgados italianos.
Além disso, vários doces da Itália podem ser feitos em casa. Com ajuda da internet, é possível encontrar vários vídeos e sites com receitas disponíveis. Embora possa acontecer de alguns ingredientes das receitas clássicas italianas não estarem disponíveis em sua cidade, é possível substituí-los e criar sua própria versão.
Conheça um pouco mais a gastronomia italiana a partir das sobremesas. Além de deliciosas, há muitas que são simples de fazer e baratas. Desse modo, para se aproximar um pouco mais da cultura da Itália, faça um doce italiano em casa e se delicie.