Artigo

Quais são as melhores cidades da região da Sicília?

Quais são as melhores cidades da região da Sicília?

Se você busca saber mais sobre as cidades da região da Sicília, está no artigo certo. De pitorescas vilas de pescadores a cidades movimentadas e vilas antigas, a Sicília é um dos lugares mais fascinantes da Itália.


Todas as nove províncias que pertencem à Sicília formam a maior ilha do mediterrâneo: também conhecida como “a bola no final da bota”, é um divisor natural entre Ocidente e Oriente. 


Considerada por quase dois mil anos o centro do mundo, a Sicília foi caminho de muitos comerciantes e rota de invasores que deixaram suas marcas expressivas não apenas no DNA e costumes de seus habitantes, mas na arte, arquitetura e gastronomia da ilha.


Palco de batalhas e conflitos, as mais belas cidades da Sicília pagaram um preço alto por sua localização estratégica no Mar Mediterrâneo. 


Mas, privilegiadas pela presença de numerosos sítios arqueológicos e belezas naturais, gradualmente suas cores, seus sabores, e aromas que irradiam das suas costas serviram de inspiração para grandes escritores e aproveitados pelo cinema.


The White Lotus é uma das séries queridinhas do momento. A primeira temporada da comédia dramática, gravada no Havaí, estreou em 2021 e fez tanto sucesso que ganhou mais uma temporada, que se passa em Taormina, na Sicília.


O Poderoso Chefão é, sem dúvida, o filme mais conhecido sobre a máfia italiana. As cenas também foram ambientadas na Sicília: as locações do filme estão espalhadas pela ilha, formando um roteiro para os apaixonados pelo drama.


Existem roteiros rápidos que prometem aproveitar todas as experiências da Sicília, mas para quem quer conhecer todos os detalhes que as melhores cidades oferecem, um mês não será suficiente.


Sicília é visitada anualmente por milhares de pessoas que vêm de todas as partes do mundo. Em especial por cidadãos italianos que podem ficar o tempo que quiserem na Itália sem precisarem de visto. 

Palermo



Além de ser a capital da ilha, Palermo é um caldeirão cultural repleto de história, arte, cultura, música e gastronomia, que mistura influências greco-romanas, espanholas e árabes.

Localizada à beira-mar, a cidade tem um riquíssimo centro histórico, sendo considerada o “paraíso da comida de rua”, com divindades da culinária mediterrânea encontradas em qualquer esquina.


No centro histórico da capital da Sicília estão presentes as mais exuberantes construções, como a Catedral de Palermo, erguida em 600 d.C em estilo gótico catalão.

Taormina


A requintada cidade de Taormina, onde residem cerca de 10 mil habitantes, fica no topo de uma colina, na costa leste da Sicília.


Inspiração para escritores como David Herbert Lawrence e Truman Capote, a cidade é considerada o cartão postal da Sicília. 


O destaque de Taormina é seu antigo teatro greco-romano que, principalmente no verão, é palco de espetáculos e concertos. Bem preservado e cuidadosamente renovado, o teatro foi construído na beira da colina, com vista para a cidade e para o litoral de cor azul esmeralda tendo, ao fundo, o Monte Etna.


Vale dizer que a Sicília tem mil quilômetros de costa, ou seja, o mar acompanha grande parte da extensão do país e, como o clima é predominantemente quente e ensolarado, em grande parte do ano, usufruir de mar e praia é sempre uma opção para os turistas.


Taormina é uma cidade com charme irresistível. Não é de se admirar que seja uma das cidades mais visitadas por turistas e celebridades, que ficam admirados quando se deparam com edifícios medievais maravilhosamente restaurados, vistas de tirar o fôlego e ruas sinuosas repletas de lojas, bares e restaurantes.

Catania


A antiga cidade portuária na costa leste da Sicília é muito mais que uma província no sopé do Monte Etna, um dos vulcões ativos mais altos da Europa e aberto à visitação o ano todo. Na realidade, ao longo de sua história, a cidade foi completamente destruída por erupções vulcânicas maciças e terremotos.


Dentre as cidades na região da Sicília, Catania é uma área de solo fértil, mar azul profundo e gente generosa. A história da cidade, fundada pelos gregos, e que sobreviveu ao vulcão e aos terremotos da região, mistura conquistas bélicas e amores mitológicos.


A cidade é repleta de universidades, igrejas e mosteiros, e também abriga o incrível Castello Ursino. Com seu caráter distinto, ruas movimentadas, comida deliciosa, parques vibrantes, compras e vida noturna, Catania também é famosa pelos seus monumentos barrocos de 1700, classificados como patrimônio mundial da humanidade pela Unesco.


Além disso, uma das melhores maneiras de entrar na atmosfera da linda cidade na Sicília, é visitando `A Piscarìa`, como é chamado o mercado de peixes da cidade, que dispõe de uma surpreendente variedade de espécies de peixes, vieiras, camarões e ouriços-do-mar. Outro destaque vai para o famoso prato de Pasta alla Norma de Catania.

Siracusa


Siracusa é batizada como a terra do grego e matemático Arquimedes. Em termos de poder político e econômico, a cidade chegou a rivalizar com Atenas e Roma. 


É também conhecida como a terra do 'cannoli', um doce típico siciliano extraordinário, feito com um cilindro de massa frita e recheado com mascarpone, que unicamente reproduz uma leveza e sabor impossíveis de serem manifestados em outro lugar do mundo.


Remanescentes da antiga cidade grega, estão espalhados por toda a Sicília, vestígios gregos e romanos bem preservados que datam do século VIII a.C. Siracusa é um destes cenários.


Um grande destaque vai para a Orelha de Dionísio, uma pedreira em formato de orelha, com acústica marcante, de onde praticamente todas as construções antigas da cidade tiveram suas pedras extraídas. 

Agrigento


Agrigento é a mais grega cidade fora da Grécia e mantém os templos gregos mais preservados do mundo, inclusive mais que na própria Grécia.


Não é à toa que a ilha é conhecida como “a terra onde a Cosa Nostra, a máfia, nasceu”, mas também por outro título bem melhor e mais antigo: a Magna Grécia.


O que antes era uma metrópole próspera e altamente povoada, é agora um vasto sítio arqueológico com oito templos gregos bem preservados e várias ruínas.


Fundada como uma colônia grega por volta do século V a.C, Agrigento, anteriormente conhecida como Akragas, era uma das principais cidades do mundo mediterrâneo e a terceira maior cidade grega depois de Atenas e Siracusa. O Vale dos Templos é uma das atrações históricas mais famosas da Sicília.

Marsala


A costa oeste da Sicília é um roteiro perfeito para os amantes de vinho. À beira da estrada já é possível admirar os grandes e espetaculares fortificados da região de Marsala.


Os ventos quentes que vêm da África influenciam diversas regiões vinícolas da Sicília. Metade dos vinhedos da ilha necessitam de irrigação e a região é ideal para a viticultura orgânica. Embora no inverno, algumas montanhas do nordeste fiquem cobertas de neve.


E vale ressaltar que a diversidade climática faz com que a Sicília ofereça vinhos únicos, especiais e a preços competitivos. O turismo rural nas regiões agrícolas do sul da Itália é uma boa opção de rota para quem procura mais calma e menos aglomeração turística.


Algumas vinícolas oferecem hospedagem e roteiros de passeios. Mas não se apresse! Há muito mais para conhecer por lá dentre as muitas cidades na região da Sicília.