Partido da direitista Giorgia Meloni vence eleições da Itália
No dia 25 de setembro de 2022 a formação "Irmãos da Itália”, liderada por Giorgia Meloni, conquistou uma grande vitória nas eleições legislativas italianas.
A aliança de direita dirigida pelo partido de Meloni teve, no total, mais de 43% dos votos, além da maioria na Câmara dos Deputados e no Senado.
A coalizão é formada pelos aliados de extrema direita do partido Liga, de Matteo Salvini, e Força Itália, do conservador Silvio Berlusconi.
Fundada no fim de 2012, a formação Irmãos da Itália superou o Partido Democrático de Enrico Letta, que estabeleceu apenas uma aliança com um pequeno setor da esquerda ambientalista.
A vitória de uma líder nacionalista levanta muitas questões no continente, colocando em questão sua posição sobre a União Europeia, já que Giorgia defende a revisão de seus tratados e até mesmo sua substituição por uma "confederação de Estados soberanos", além de temas polêmicos como imigração, Naturalização e reconhecimento de cidadania.
Quem é Giorgia Meloni?
Nascida em 15 de janeiro de 1977 em Roma, Giorgia é militante desde os 15 anos em associações estudantis classificadas como de extrema direita, enquanto trabalhava como babá e garçonete.
Em 1996, tornou-se líder do sindicato Azione Studentesca, cujo emblema era a Cruz Celta, símbolo adotado pelo movimento nacionalista branco.
No ano de 2006, obteve o certificado de jornalista e foi eleita deputada e vice-presidente da Câmara dos Deputados.
Dois anos mais tarde, Giorgia foi nomeada ministra da Juventude no governo de Silvio Berlusconi.
Giorgia defende o lema "Deus, pátria e família" e é contra a luta por direitos da comunidade LGBTQIAP+ e as teorias de gênero.
Junto com seus aliados, promete cortes de impostos e o bloqueio de imigrantes que cruzam o Mediterrâneo, além de planejar uma política familiar ambiciosa para aumentar a taxa de natalidade, já que a Itália é dos países com mais idosos no mundo.
A ascensão de Giorgia deve-se, principalmente, à sua oposição ao governo do economista Mario Draghi em um momento de descontentamento dos italianos diante da inflação, das consequências da guerra na Ucrânia e das restrições durante a pandemia do COVID-19.
Quando questionada sobre as prioridades de seu futuro governo, Meloni afirma que a prioridade absoluta é apoiar as famílias e as empresas nessa fase difícil de subida dos preços e do custo da energia, fazendo do Estado um aliado, e não um inimigo dos cidadãos.
Nossa CEO , deu uma entrevista ao site Terra falando mais sobre o assunto.
Clique aqui para acessar a matéria
Continue conosco para acompanhar mais notícias da Itália!