Posso fazer meu processo consularmente?
Você pode fazer o procedimento via consulado, mas essa não costuma ser a melhor opção. Dentre as alternativas, a que vale mais a pena é a judicial, porque ela oferece um custo-benefício bastante interessante para os italianos que querem ter sua cidadania reconhecida.
Por meio dessa opção, você consegue tirar a cidadania em um curto prazo e sem precisar viajar até a Itália.
Mas não se preocupe, porque explicaremos melhor como isso funciona ao longo deste texto.
Qual é o tempo de espera na fila do consulado?
Tirar a cidadania pelo consulado é a opção mais barata. Por isso, muitos brasileiros acabam escolhendo essa alternativa, mas sem saber das dificuldades que isso acarreta.
Infelizmente, o tempo de espera na fila costuma ser de 7 a 10 anos em alguns consulados. Mas o prazo pode ser até maior se o processo tiver intercorrências devido a erros na documentação, por exemplo.
Ou seja, o tempo de espera é muito longo e muitas pessoas acabam até desistindo da cidadania, pois não possuem interesse em ficar tanto tempo sem poder usufruir dos benefícios de ser considerado italiano.
A boa notícia é que existem outras formas de obter a cidadania além do procedimento pelo consulado. Isso pode acontecer por via administrativa ou judicial. Explicaremos melhor como funcionam para ajudar você a decidir se essas alternativas podem ser uma boa oportunidade para você.
Onde encontro o consulado italiano no Brasil?
Existem seis consulados italianos no Brasil e uma embaixada. Como temos 26 estados, além do Distrito Federal, esse número ainda é baixo, fazendo com que algumas pessoas precisem viajar para entregar os documentos e dar a entrada na cidadania.
Dessa forma, o baixo custo envolvido na transação via consulado acaba sendo mascarado, já que existem outras despesas nessa transação dependendo de onde a pessoa mora.
Ressalva feita, saiba que você pode encontrar o consulado italiano no Brasil no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Recife, em Belo Horizonte, em Porto Alegre e em Curitiba.
Ou seja, tanto a região Norte quanto a Centro-oeste são carentes de opções. Dessa forma, o cidadão precisa fazer um longo deslocamento para chegar até o consulado mais próximo.
Dito isso, o consulado de São Paulo atende os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e São Paulo.
Já o consulado de Curitiba é responsável pelo Paraná e por Santa Catarina. Por sua vez, o consulado de Porto Alegre cuida apenas do Rio Grande do Sul. Já o do Rio de Janeiro também é responsável pelo Espírito Santo. Por fim, o de Belo Horizonte cuida apenas de Minas Gerais e o de Recife é responsável por toda a região Nordeste.
Quais são as outras alternativas para tirar a cidadania?
Se você está desanimando em tirar a cidadania pelo consulado italiano no Brasil, saiba que existem outras opções mais interessantes, como já comentamos acima.
Uma delas é fazer o procedimento administrativo. Isso envolve ir até a Itália e dar entrada nos papéis diretamente por lá. O benefício desta opção é que a cidadania sai de forma bem mais rápida do que nas outras alternativas, geralmente demorando entre três e seis meses, apesar de variar em cada caso.
Porém, a maioria das pessoas não pode ficar tanto tempo fora das suas rotinas e nem possuem a verba necessária para esse investimento, visto que é preciso morar na Itália durante o procedimento. Diante dessa realidade, a cidadania por via administrativa se mostra inviável para boa parte das pessoas.
Mas ainda existe uma terceira opção com um custo-benefício interessante. Ela consiste em tirar a cidadania através de uma ação judicial. Essa opção engloba a contratação de um advogado diretamente na Itália em que ele entra com o pedido de cidadania.
Conforme a lei italiana, todo o procedimento deve durar, no máximo, dois anos. Hoje, com as novas regras para processos sendo julgados nas províncias, esses processos estão levando 6 meses. Leia mais sobre isso aqui.
Com isso, você tem a garantia de que conseguirá ser reconhecido como italiano de maneira muito mais rápida do que pelo consulado. E, ainda, pode fazer tudo estando no Brasil, sem precisar ir até a Itália em nenhum momento, como acontece na alternativa administrativa.
E você ainda pode contar com a Simonato para auxiliar você em todo o processo. Nós cuidamos desde a obtenção das certidões que você não consegue encontrar até a etapa final de contratação de advogados especializados no assunto para garantir a sua cidadania.
Conclusões finais
Há seis opções de consulado italiano no Brasil em que você pode dar entrada na sua cidadania para ser reconhecido como cidadão europeu.
Porém, prepare-se para aguardar, pois esse processo é muito demorado, podendo durar até 12 anos.
Nesse cenário, nós recomendamos que você faça o trâmite por via judicial para conseguir a sua cidadania de maneira mais rápida e com menores chances de erros. A Simonato ajuda você, assim como já fez com mais de 1.900 brasileiros.
Então entre em contato conosco e faça uma cotação para entender melhor como funciona o processo de acordo com a sua realidade.