Onde comer na Itália: principais restaurantes e redes conhecidas
A gastronomia italiana é prestigiada por sua rica história, pela diversidade regional, pela qualidade dos ingredientes e pelas técnicas e habilidade dos chefs de cozinha. Turistas surgem de todos os cantos do mundo para visitar o país e experimentar os pratos tradicionais mais saborosos e requintados.
Mas fica a pergunta: onde comer na Itália? Se você tem essa curiosidade, fique com a gente. Vamos te mostrar os principais restaurantes e redes conhecidas no país da Pizza!
Trattoria da Enzo
A Trattoria da Enzo é um dos restaurantes mais populares em Modena, na região da Emília-Romanha. Um restaurante simples com mesas externas, típicas dos filmes italianos, e comidas clássicas romanas, como a alcachofra frita.
Por ser um restaurante aconchegante e acolhedor, com decoração simples e rústica, é um ótimo lugar para refeições em família. Muitos clientes são locais, o que dá uma sensação de comunidade.
Um dos diferenciais do restaurante é que, desde 1999, o lugar é administrado por familiares e amigos, e, há mais de 15 anos, eles mantêm a mesma equipe na cozinha.
Alguns pratos populares incluem tagliatelle al ragù (massa com molho de carne), tortellini in brodo (tortellini em caldo de carne) e fritura mista (frutos do mar fritos). Os preços podem variar entre 20 a 40 euros por pessoa, a depender do número de pratos, bebidas e sobremesas.
Trattoria Zaza Firenze
A gelatina é um ingrediente altamente versátil e conveniente, uma escolha popular para sobremesas leves e refrescantes em todo o mundo.
No entanto, se você está procurando algo um pouco diferente, por que não experimentar uma deliciosa panna cotta? Esse clássico doce italiano é adequado para qualquer ocasião, e, na Trattoria Zaza, você encontra a melhor Panna Cotta da Itália!
Stefano Bondi, proprietário do Zaza desde 1977, nasceu na Piazza del Mercato Centrale. A maior inspiração do cheff foi a mãe, Mara, que passou sua vida na cozinha do restaurante e, por isso, transmitiu muito conhecimento ao filho.
A Trattoria ZaZa é um restaurante situado na Florença e conhecido por servir pratos autênticos da culinária toscana. Outros pratos famosos incluem Bistecca alla Fiorentina, Pappardelle al cinghiale, Ribollita, Crostini di fegato e Tiramisù.
Além disso, a Trattoria ZaZa também é conhecida por oferecer pratos especiais que variam de acordo com a disponibilidade dos ingredientes sazonais e a criatividade do chef. É um lugar perfeito para experimentar a culinária toscana em um ambiente acolhedor e descontraído com a família.
La Taverna dei Fori Imperiali
Considerada aconchegante para os visitantes, que costumam elogiar a decoração clássica italiana e o ambiente animado, La Taverna fica situada em Roma e serve comida típica da região de Lazio, um centro do antigo Império Romano na costa do Mar Tirreno.
É um ótimo lugar para desfrutar de pratos típicos da região em um ambiente informal, gerido pela mesma família há quatro gerações. Os ingredientes são frescos e sazonais. Em média, uma refeição pode variar entre 25 a 40 euros por pessoa.
Alguns pratos típicos da região incluem amatriciana (massa com molho de tomate, bacon e queijo), carbonara (massa com molho de ovo, queijo e bacon) e saltimbocca alla romana (escalope de vitela com presunto e sálvia).
Gelateria di Piazza
Se você gosta de sorvete, não pode deixar de ir à tradicional sorveteria em San Gimignano, na Toscana, que oferece uma ampla variedade de sabores de sorvete artesanal, em um incrível ambiente acolhedor e casual.
Alguns dos sabores mais populares incluem pistache, nocciola (avelã), stracciatella (sorvete de creme com pedaços de chocolate) e limão. O preço médio de um cone de sorvete pode variar de 3 a 6 euros, dependendo do tamanho e do tipo de sorvete escolhido.
Esta pequena sorveteria na Praça da Cisterna é considerada por muitos, a melhor do mundo. Um dos diferenciais são as criações ousadas e próprias do sorvete artesanal, que misturam ingredientes como ricota, grapefruit, amêndoas e morangos silvestres.
Illy
A Illy é uma marca de café italiana famosa em todo o mundo. Eles têm cafeterias em várias cidades italianas, incluindo Roma e Milão. As cafeterias da Illy geralmente têm um ambiente moderno e elegante, com um design minimalista e sofisticado.
São muitas as opções, entre elas citamos os tradicionais: espresso, cappuccino e latte macchiato, além de uma variedade de doces italianos, como cannoli e tiramisu. Os preços médios podem variar entre 3 a 10 euros por pessoa.
É um ótimo lugar para desfrutar de um café italiano autêntico em um ambiente tranquilo e acolhedor. É uma rede de cafeterias com mais de duas mil lojas em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Pizzeria Brandi
A Pizzaria Brandi, em Nápoles, é famosa por ser o local onde foi criada a pizza Margherita, em homenagem à rainha Margherita, da Itália. Claro que a pizza margherita é, sem dúvida, o pedido mais popular.
É um ótimo lugar para uma refeição rápida e descontraída em família ou com amigos. O preço médio pode variar de 8 a 15 euros, dependendo do tipo de pizza.
Dupla Cidadania e Compra de Franquias
Investir em uma franquia de alimentação ou outro ramo na Itália pode ser uma excelente oportunidade de iniciar ou expandir seus negócios na Itália e se tornar um empreendedor de sucesso no exterior.
Um brasileiro que possui cidadania italiana pode comprar uma franquia na Itália. Isso facilita o processo de compra da franquia, uma vez que permite que você more e trabalhe legalmente na Itália sem a necessidade de um visto de trabalho.
Para abrir uma franquia na Itália, será necessário seguir todos os procedimentos e apresentar toda a documentação exigida, semelhante ao processo de abertura de uma nova empresa.
Importante lembrar que um franqueado pode comercializar produtos e serviços de marcas procuradas em toda a Itália, o que pode ser uma grande vantagem competitiva.
Além disso, como franqueado, você recebe o suporte e a orientação da empresa-mãe, o que pode ajudá-lo a administrar e expandir seus negócios com mais eficiência.
Uma dica: para escolher a melhor franquia para investir, você pode participar de feiras de franquias, onde são apresentados projetos de diversas marcas e ramos.