Artigo

Naturalização por Matrimônio para casais homoafetivos

Naturalização por Matrimônio para casais homoafetivos

 

 

Se você é casado no Brasil com um cidadão italiano em um relacionamento homoafetivo, pode, como qualquer pessoa, solicitar aNaturalização por Matrimônio, que deve ser requerida através da apresentação do documento que comprova o Casamento Civil realizado no Brasil.

 

Na Itália, esse documento será transcrito como união estável e o processo correrá normalmente.

 

Siga a leitura e conheça os requisitos e processos desta solicitação.

 

 

———————-

 

1. O casamento homoafetivo é permitido na Itália?

 

A Itália não possui uma legislação que regulamente explicitamente o casamento homossexual. Entretanto, em 11 de maio de 2016 o parlamento italiano aprovou a Lei nº 76: "CirinnàRegolamentazionedelle unioni civili tra persone dello stesso sesso e disciplina delleconvivenze", que em português, significa:"Regulamentação de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e disciplina de convivências”, reconhecendo a união entre casais homossexuais no país.

 

 

2. Os critérios

 

Para o reconhecimento da união, a lei determina que:

 

-    Ambas as partes sejam maiores de idade;

-    Que estejam manifestando suas livres vontades;

-    Que não exista qualquer impedimento, como por exemplo o vínculo a outro casamento ou união civil.

 

3. Os direitos e deveres

 

As partes adquirem os mesmos direitos e deveres, com obrigação mútua de assistência moral, material e coabitação. São obrigadas a contribuir para as necessidades comuns, com base em seus meios de subsistências e sua capacidade de trabalho profissional e doméstico. A lei também permite que o sobrenome do cônjuge seja utilizado durante a vigência da união civil.

  

4. O casamento homoafetivo e a Cidadania Italiana

  

Com o reconhecimento da união entre casais homossexuais, passou a existir também o direito à Naturalização por Matrimônio.Isso significa que é possível reconhecer a cidadania italiana por casamento homoafetivo da mesma forma como acontece para os casais heterossexuais.

 

5. Exigências para a Naturalização por matrimônio

 

Para a naturalização por matrimônio, é preciso que o casal tenha sua união formalizada por pelo menos 3 anos caso morem em outro país, e por 2 anos caso morem na Itália.

 

Caso existam filhos do casal, os prazos exigidos são reduzidos pela metade, logo, 1 ano e meio para os que não estão na Itália, e 1 ano para os que estão. Os prazos iniciam-se a partir da data do casamento civil.

 

6. Como tirar cidadania italiana para casal homoafetivo

 

Para os casais homoafetivos que vivem na Itália, é necessário que o cônjuge estrangeiro solicite um visto de permanência especial chamado Permessodi soggiorno per motivi familiari”. Depois desse passo, é necessário viver por dois anos em solo italiano e, só então, será possível solicitar a naturalização.

 

Já para os casais homoafetivos que desejam tirar a cidadania italiana e não estão naItália, a legislação do país de origem deve ser verificada, pois o prazo de 3 anos só será válido se sua lei também reconhecer a união de casais homossexuais.

 

7. Documentos necessários para o reconhecimento da cidadania

 

Os documentos para a solicitação de reconhecimento de cidadania por matrimônio para casais homoafetivos são equivalentes aos solicitados para casais heterossexuais.

 

O documento mais importante a ser solicitado será a Certidão de Registro Civil da União. Esta deverá ser apostilada pelo Apostilamento de Haia, traduzida para o italiano por tradutor juramentado, com a tradução sendo também apostilada posteriormente.

 

Além disso, para a obtenção da cidadania italiana por matrimônio, é exigido o certificado de proficiência da língua italiana de nível não inferior ao B1, equivalente ao nível intermediário.

 

Segue a listagem dos documentos necessários:

 

•     Certidão de Nascimento emitida recentemente;

•     Certidão original de AntecedentesCriminais da Polícia Federal brasileira;

•     Certidão de Antecedentes Criminais dos países em que o requerente tenha vivido após os 14 anos;

•     Comprovante de residência;

•     Certidão de casamento / Certidão de registro civil da união;

•     Certificado de proficiência no nível B1 do idioma italiano.

 

8. A conclusão do processo

 

Na conclusão do reconhecimento, a certidão será transcrita na lei italiana como “união civil” no Registro Provisório das Uniões Civis do comune responsável. Nos documentos que são previstos a indicação do estado civil, aparecerão os dizeres “unido/a civilmente”.

 

Pretende solicitar a sua naturalização por matrimônio? Fale conosco!

 

A Simonato pode te ajudar!