Artigo

Dúvidas frequentes daqueles que buscam a Cidadania Italiana (Parte 2).

Dúvidas frequentes daqueles que buscam a Cidadania Italiana (Parte 2)

Ao iniciar os processos de Cidadania Italiana, nos deparamos com dúvidas comuns a praticamente todos os clientes. Nesta série de três matérias, estamos esclarecendo as principais delas. 

Siga a leitura e conheça as próximas cinco!


6. Quanto tempo dura o processo de Cidadania Italiana?

O processo judicial leva em média dois anos para ser concluído. Agora conseguimos mais agilidade, já que os julgamentos não se concentram mais exclusivamente no Tribunal de Roma, e sim na província de competência do nascimento do seu italiano. 

No processo de forma administrativa, é necessário que você viaje até a Itália e fixe residencia, para então inciciar seu processo que pode durar de quatro a seis meses. 

Já no processo consular, o prazo para convocarem os requerentes é de dois anos. No entanto, na realidade há um processo moroso, que tem durado de dez a quinze anos de espera na fila do consulado. 


A Simonato cuida do seu processo do início ao fim através da via judicial, que leva em torno de dois anos, sem a necessidade de interromper suas atividades normais, com tranquilidade e confiança! 

7. Brasileiros com dupla cidadania têm acesso ao sistema de saúde na Itália?

Sim. Todo cidadão naturalizado ou reconhecido italiano pode utilizar o Servizio Sanitario Nazionale, que é praticamente gratuito no país.

 

8. Posso estudar nos países da União Europeia (UE) com a dupla cidadania?

Sim. Como todo cidadão europeu, você poderá estudar em qualquer um dos mais de 20 países da UE, além de poder residir e trabalhar legalmente nessas nações.

 

9. É possível conquistar a aposentadoria na Itália?

Sim. Como o Brasil e a Itália integram a Convenção de Haia, todo brasileiro naturalizado italiano e acima de 67 anos ou pelo menos 20 anos de contribuição no Istituto Nazionale Previdenza Sociale (INPS), pode solicitar a Pensione di Vecchiaia. É importante lembrar que ao requerer os benefícios previdenciários, o que se levará em conta é o tempo de contribuição, não o valor delas. 

 

10. Qual a importância de contratar uma consultoria especializada para alcançar o sonho de ter dupla cidadania?

Buscar o auxílio de uma empresa para dar início ao processo de se tornar um cidadão italiano é uma peça determinante para o sucesso dos seus planos. Por ser um trâmite bastante burocrático e que requer a busca por documentos que podem ou não estar no Brasil, contar com o auxílio de profissionais que conhecem cada parte do recurso é sinônimo de segurança e garantia de sucesso, já que quaisquer falhas podem causar atrasos ou prejuízos irreparáveis.  


Você também tinha essas dúvidas? 

Compartilhe e fique atento, na próxima semana traremos mais cinco delas!