Artigo

Dúvidas frequentes daqueles que buscam a Cidadania Italiana (Parte 1)

Dúvidas frequentes daqueles que buscam a Cidadania Italiana (Parte 1)

Ao iniciar os processos de Cidadania Italiana, nos deparamos com dúvidas comuns a praticamente todos os clientes. Nesta série de três matérias, vamos esclarecer as principais delas. 

Siga a leitura e conheça as primeiras cinco!

1. Quem tem direito à cidadania italiana ?

Se você tem ao menos um italiano na sua árvore genealógica, você tem direito à Cidadania! Isso porque na Itália, a cidadania se dá por jus sanguinis, ou seja, direito de sangue, sendo transmitida a partir do ascendente italiano aos filhos, sem interrupção e sem limite de gerações.

 

2. Qual o limite de gerações para o reconhecimento?

A resposta é nenhum. Não importa se você é neto, bisneto ou tataraneto de um cidadão nascido na Itália, você possui direito de requerer a sua cidadania. A única questão é que, quanto mais distante for a linha de parentesco na árvore genealógica, mais documentos você precisará buscar a fim de comprovar sucessão. Mas com a contratação de uma assessoria, isso não é uma preocupação. A Simonato cuida de tudo para você.

 

3. Cônjuges podem transferir sua cidadania?

Sim, desde que o casamento tenha ao menos três anos, ou um ano e meio se existirem filhos. É importante lembrar que, perante a Justiça Italiana, a união estável não é reconhecida como estado civil. O casamento deve ser realizado junto ao cartório.

 

4. Quais são os documentos necessários para buscar a Cidadania?

Os documentos necessários são certidões de nascimento, certidões de casamento e certidões de óbito do antepassado italiano até você em sua linhagem genética. Todos os documentos precisam ser originais e requeridos nos cartórios onde foram registrados, em formato inteiro teor.

 

5. Qual a importância da Apostila de Haia?

A Apostila de Haia valida toda a documentação perante o consulado, além de facilitar o reconhecimento dos documentos em solo internacional.


Você também tinha essas dúvidas? 

Compartilhe e fique atento, na próxima semana traremos mais cinco delas!