Benefícios da cidadania italiana
Os benefícios de possuir a cidadania italiana são vários e atingem diversos públicos, daqueles que buscam por melhores oportunidades de trabalho residindo no exterior aos que desejam passear pelo mundo.
Destacamos algumas das vantagens em formalizar sua condição de cidadão da Itália.
O passaporte italiano
O passaporte italiano é considerado como o 4º melhor e mais influente do mundo – um documento que abre portas em diversos países.
Com o passaporte da Itália é possível, por exemplo, viajar para países como os Estados Unidos e o Canadá sem a necessidade de visto. Nesses dois países em específico, o passaporte italiano permite uma estadia de até 90 dias como turista.
Além disso, o cidadão italiano não necessita do visto para a visitação em cerca de 190 países – o que mostra a influência de seu passaporte.
Oportunidades em toda a União Europeia
A Itália, como parte da União Europeia, participa de diversos acordos de cooperação entre os países que são membros do bloco econômico europeu. Uma vantagem muito interessante para o ítalo-brasileiro é a possibilidade de transitar livremente nos países que compõem a União Europeia, bem como residir neles.
Assim, o cidadão brasileiro com cidadania italiana que busca por oportunidade de emprego, por exemplo, não está restrito apenas a oportunidades do território italiano, pois pode encontrar chances de trabalho em países como Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Espanha, Portugal e Países Baixos.
Muitos dos países componentes da mencionada União Europeia são grandes potências econômicas e podem proporcionar ótimas condições de vida ao cidadão ítalo-brasileiro.
Além disso, as vantagens não se resumem apenas à esfera profissional. Aspectos muito relevantes para qualidade de vida, como saúde e segurança, são oferecidos com maior qualidade em muitos dos países europeus, que possuem índices elevados nessas áreas.
Desse modo, obter a cidadania italiana é interessante também para pessoas que já possuem sólida fonte de renda e procuram por uma melhor qualidade de vida.
Oportunidades de estudo na Europa
Ter o passaporte italiano garante também melhores condições para estudar na Europa. Algumas universidades dos países europeus oferecem descontos para estudantes do continente, o que facilita a entrada de cidadãos italianos nas em cursos e faculdades europeias.
Além dos abatimentos no valor de cursos superiores, há também a possibilidade de conseguir bolsas de estudo e cursar gratuitamente várias formações. Desse modo, ser um cidadão italiano e europeu garante excelentes condições para custeio da formação superior.
Boas oportunidades aos filhos
Uma preocupação natural dos pais é com relação ao futuro de seus filhos, especialmente na área profissional. Apesar do Brasil oferecer algumas oportunidades, a Europa ainda conta com melhores salários e chances de ascensão econômica.
Criar os filhos na Itália desde as formações iniciais proporciona ótimas chances de ingresso em universidades europeias renomadas – contribuindo com a alta expectativa de empregabilidade futura no continente.
Aos filhos menores de idade do cidadão reconhecidamente italiano há a transmissão automática da cidadania – sendo necessária apenas uma formalização simples do AIRE – o Registro Civil dos Italianos Residentes no Exterior.
Para os filhos maiores de idade também é possível transmitir a cidadania mediante uma comprovação um pouco mais complexa, mas bastante acessível.
Construindo uma nova vida na Itália e na Europa
Além de aos filhos, o cidadão italiano também poderá transmitir a cidadania ao cônjuge. Assim, todo o núcleo familiar passa a contar com a possibilidade de reconstruir a vida no continente europeu.
A obtenção da cidadania italiana não impacta apenas o descendente italiano, mas contribui com a oportunidade de trazer à família de um cidadão uma vida dotada de chances de emprego, qualidade de vida, saúde, educação, lazer e segurança.
Facilidades no visto para os Estados Unidos
Se você já pensou na possibilidade de conseguir o visto para investidor nos Estados Unidos, suas chances serão bem maiores caso você seja um cidadão italiano. Enquanto, para um brasileiro, estima-se que é exigido um plano de negócio com valores aproximados de 500 mil dólares, para um italiano, tal quantia é de cerca de 100 mil dólares.
Apesar desse ainda ser um valor alto, trata-se de um montante bem mais acessível a quem possui a cidadania italiana.
Oportunidades na Oceania
Na Austrália, território geográfico da Oceania, os cidadãos italianos podem dispor de um visto especial, destinado aos europeus, para que possam trabalhar no país por até 40 horas semanais.
Tal visto a cidadãos italianos é um benefício notável, uma vez que, para muitos países, a Austrália concede geralmente apenas o visto para estudantes, que não permite que o indivíduo trabalhe no país. Alguns dos benefícios da Austrália são: ser um país com muitas oportunidades, fornecer altos salários e garantir uma boa qualidade de vida.
O país vizinho da Austrália, Nova Zelândia – outro integrante do continente Oceania – também conta com facilidades para os cidadãos europeus trabalharem e residirem, um direito que pode ser usufruído por brasileiros que se tornam cidadãos italianos formalmente.
O visto europeu, portanto, contribui com diversas possibilidades em uma ampla gama de países com altos índices humanos e sociais.
Conclusão
Possuir a cidadania italiana permite uma série de benefícios e direitos ao descendente italiano, assim como a sua família – cônjuge e os filhos.
Para as pessoas que estão insatisfeitas no Brasil ou pretendem se mudar para outros países, realizar o processo de reconhecimento da cidadania italiana pode ser uma oportunidade.
Como visto neste artigo, o passaporte italiano traz não apenas possibilidades na Itália, como também permite ao cidadão uma série de facilidades em países europeus, nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália e na Nova Zelândia – países que possuem altos salários e boa qualidade de vida.
Por isso, caso você seja ítalo-brasileiro e tenha essa chance de formalizar sua cidadania, não deixe de aproveitar esse benefício – um investimento para todas as futuras gerações, que passam a ter perspectivas globais de emprego, saúde, segurança e moradia.
Se você pensa em morar no exterior, ser cidadão da Itália pode abrir várias portas.