Artigo

Conheça a origem dos sobrenomes italianos

Existe muita informação importante e curiosa a respeito da origem dos sobrenomes italianos.

Neste texto, falaremos sobre os sobrenomes mais usados na Itália e de onde ou como eles surgiram.

Será que você possui um?

Uma dúvida muito comum é se pelo sobrenome é possível conseguir a cidadania italiana.

Fique com a gente até o final e esclareceremos a questão.

Siga a leitura!

O Brasil e os sobrenomes italianos

A imigração italiana para o Brasil, ocorrida majoritariamente entre 1880 e 1920, é considerada a maior migração não forçada da história mundial.

Estima-se que 1,5 milhões de italianos deixaram o país natal e se fixaram no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Como resultado, o Brasil tem a maior população italiana fora da Itália entre todas as nações do mundo.

São mais de 27 milhões de descendentes de italianos entre a população brasileira, ou em termos percentuais, 15% da população nacional tem ascendência italiana.

É uma questão lógica imaginar que, muitas destas pessoas possuem ou guardam o sobrenome do seu antepassado italiano.

Sobrenomes italianos mais populares

Existem alguns sobrenomes extremamente populares na Itália, ou seja, sobrenomes muito usados.

Nós veremos a origem dos sobrenomes italianos mais populares no tópico abaixo.

Se aqui no Brasil podemos falar em Souza e Silva, quais serão os sobrenomes mais usados na Itália?

Fizemos uma lista dos 20 sobrenomes mais usados, por ordem decrescente:

Rossi;

Russo

Ferrari;

Esposito;

Bianchi;

Romano;

Colombo;

Ricci;

Marino;

Greco;

Bruno;

Gallo;

Conti;

De Luca;

Mancini;

Costa;

Giordano;

Rizzo;

Lombardi;

Moretti.

As categorias de origem dos sobrenomes italianos

Segundo a origem dos sobrenomes italianos, eles podem ser divididos nas seguintes categorias:

  • Geológica e ética – Temos aqui um grupo de sobrenomes que tem como origem o lugar de onde uma pessoa ou família vem (o sobrenome Greco, por exemplo, que tem origem provável de pessoas que vinham da Grécia) ou a nacionalidade de uma pessoa ou família (Spagnolo, outro exemplo, tem em sua origem pessoas nascidas na Espanha).
  • Profissões, títulos e condições – Temos aqui um grupo muito tradicional de sobrenomes italianos, aqueles que se originaram das profissões, títulos e condições das famílias e pessoas (o sobrenome Ferrero, por exemplo, vem da profissão de ferreiro, já Vassallo se refere à antiga condição de vassalo na Idade Média).
  • Cargo, posição social, militar ou religiosa – Em mais uma divisão, aqui um grupo de sobrenomes que se originam de cargos ou posições ocupadas pelas pessoas (o sobrenome Confalonieri, por exemplo, tem sua origem em “aquele que levava a bandeira” durante as cruzadas medievais, já Capitani, indica um cargo no exército, enquanto Preti, vem da palavra italiana “padre”).
  • Apelidos – Se referem a características pessoais. (Como exemplo temos Rossi, que vem do latim russus que significa “avermelhado”, “vermelho”. Portanto, este sobrenome era dado para quem possuía cabelos ou pele avermelhados. Em mais um sobrenome desta categoria vem Astuti, da característica pessoal de pessoa “astuta”).

A origem dos sobrenomes italianos

Se no tópico anterior vimos os sobrenomes mais utilizados na Itália, neste, veremos alguns sobrenomes e explicaremos sua origem.

  • Ricci – Deriva da palavra italiana riccio que quer dizer “encaracolado”, “cacheado”, portando o sobrenome tem sua origem em “aquele que apresenta cabelos encaracolados”. É um sobrenome da categoria apelidos.
  • Gonzaga – Tem sua origem a partir de uma região da Itália, significando portanto “aquele que vem de Gonzaga”. Está inserido na categoria geológica.
  • Conti – É derivado da palavra italiana cont que significa contas, tendo, portanto, sua origem em “pessoa que cuidava das contas”. Sua categoria é profissões.
  • Gallo – Refere-se a várias regiões localizadas ao sul da Itália, tendo seu significado “quem veio da região de Gallo”. Mais um sobrenome da categoria geológica.
  • Benedetti – Tem origem na palavra benito que quer dizer “pessoa abençoada”. O sobrenome tem então a sua origem em “pessoa que foi abençoada”.
  • De Luca – Pode ser encarado de duas formas: 1) é uma variante do nome latino Lucas, significando “filho de Luca” 2) se originou a partir da raiz grega lyke, luk e luc que quer dizer “luminoso” “aquele que brilha”. É um sobrenome da categoria de apelidos.
  • Lombardi - Pode ser observado de duas formas: 1) a primeira geográfica “aquele que vem da Lombardia”. A Lombardia é uma região da Itália. 2) existe um povo chamado lombardo, que outrora se fixou na Itália, o sobrenome então se referiria a este povo. A categoria aqui, então, pode ser geológica ou étnica.
  • Ferrari – É derivada do latim ferrarius, ferrum, que significa “ferro”. Está relacionada a que trabalha com ferro, como ferreiro ou metalúrgico. Pode ter como origem “aquele que trabalha com ferro”. Podemos classificar na categoria de profissões.
  • Bianchi – O sobrenome é derivado do nome Branca. O significado é “claro”, “branco”, “alvo” e pode estar relacionado a duas coisas: 1) características físicas (pele ou cabelo) ou 2) regiões com casas alvas. No primeiro caso, a categoria seria de apelidos e no segundo geológica.
  • Esposito – O sobrenome tem origem italiana e significa “expostos”. Ele é ligado às crianças que eram abandonadas pelos pais e deixadas para adoção em uma roda cilíndrica, chamada “roda do exposto”, onde se colocava a criança e a abandonava.
  • Valente – Sobrenome muito comum na Itália e no Brasil. Tem o significado de “corajoso”, “bravo”, tendo sua origem em “aquele que tem coragem”. É um sobrenome da categoria apelidos.
  • Fontana – O sobrenome deriva da palavra latina fonts, que significa “fonte”. Desta forma, sua origem pode ser “aquele que vive perto da fonte". A categoria do sobrenome é geológica.

Eu posso obter cidadania italiana por ter sobrenome italiano?

Ter sobrenome italiano não é um requisito previsto por lei para você obter sua cidadania italiana.

Porém, o fato de você tê-lo, indica que você pode ter um ascendente italiano e neste caso, você teria direito à cidadania italiana.

Neste texto, você tem dicas de como montar a árvore genealógica de sua família para entender seus direitos.

E para saber sobre quem efetivamente tem direito à Cidadania Italiana, além do artigo indicado, não saia do nosso blog! Passeie por nossos conteúdos informativos!

Conclusão

Neste texto você aprendeu bastante sobre a origem dos sobrenomes italianos, conheceu os sobrenomes mais populares da Itália e soube categorizar os sobrenomes italianos segundo sua origem.

Que tal compartilhar este conhecimento nas redes sociais?