Como eu posso fazer faculdade de moda na Itália?
Seja pela bagagem cultural, profissional ou pessoal, todos sabemos que estudar moda na Itália é uma experiência única. Isso porque o país é o berço das marcas de moda mais famosas do mundo. Mas você sabe como fazer faculdade de moda na Itália?
O setor de moda da Itália evoluiu tanto nos últimos anos que passou a contribuir com profissionais de outras áreas: jornalistas, promotores de moda sustentável, celebridades, cantores famosos e muitos outros especialistas de outras áreas estão cada vez mais engajados neste meio.
Além disso, hoje, marcas como Gucci, Giorgio Armani, Prada, Dolce & Gabbana, além de feiras internacionais de prestígio como a MIFUR (International Leather and Fur Fair), Salone del Mobile (Milan Furniture Fair) e Milan Unica, estão presentes no dia a dia dos presentes neste universo particular.
Há também conhecidas exposições, como o Palazzo Pitti Costume Gallery, em Florença, ou o Triennale Design Museum, em Milão, associadas à moda que se tornam cada dia mais populares. Cursar moda na Itália não é simplesmente ter aulas sobre o assunto, é respirar a cultura e ampliar exponencialmente seu repertório como profissional.
As Universidades de Moda
Milão, mais conhecida como “A Capital da Moda” é o lar de diversas instituições prestigiadas, como Ferrari Fashion School, Istituto Marangoni e o Politecnico di Milano.
Como o país valoriza muito o saber fazer, esse investe paralelamente nos conhecimentos técnico e teórico também. A Itália tem excelentes escolas e o ensino é dividido entre criação e produção, o que complementa os conteúdos para que o estudante saia preparado para o mercado de trabalho.
Cursar moda na Itália é também usufruir de um dos negócios mais lucrativos do país. A área traz muitos empregos para a população e causa impactos positivos na economia. Por isso, já formado, o estudante raramente fica sem uma oportunidade profissional remunerada para colocar em prática tudo o que aprendeu.
Variedade de cursos e especializações
Não importa se o que você deseja é um curso de verão, um bacharelado ou um mestrado profissional. Reiterando: a Itália é o lugar certo para estudar moda. Um dos motivos é o leque de segmentos cobertos pela indústria de moda italiana.
Peles e couros, lãs, algodão, seda, tecidos sintéticos; jeans, alfaiataria, moda esportiva, moda praia e lingeries; tecidos de luxo, alta moda e fast-fashion; bordados, estamparia, artesanatos. São infinitas as possibilidades de especialização.
A Itália oferece uma ampla cadeia de conhecimento no setor da moda, pois, somente assim, os profissionais podem se capacitar em diferentes níveis e estar preparados para atender nichos de mercado específicos.
Existem muitas opções de especializações oferecidas pelos cursos italianos, como Desenho de Figurino, Marketing e Comunicação de Moda, e Fashion Image & Styling, Design de Moda, Design de Acessórios, Design Têxtil e Visual Merchandising.
Na faculdade você pode também pode se inscrever em cursos ligados à costura criativa, participar de oficinas de costura avançada ou aprender como projetar uma vitrine perfeita com técnicas apuradas de iluminação.
Conduzidos por profissionais altamente capacitados, os estudantes têm a oportunidade de explorar um universo de tendências da moda, além da possibilidade que esses possuem de arquitetar e apresentar suas ideias criativas.
Como funcionam as Bolsa de Estudo?
Muitos estrangeiros buscam bolsas de estudo para estudar moda na Itália. Sobre esse assunto, uma dica importante: as instituições em geral podem não oferecer programas de bolsas ou descontos, mas existem diversos programas do governo italiano e brasileiro que oferecem bolsas integrais e parciais.
Aqui listamos algumas dicas importantes para que você se destaque e consiga mais facilmente adquirir bolsas de estudo nessa carreira extremamente competitiva.
No Brasil, o portfólio não é um requisito para o processo seletivo das universidades, mas se você quer ingressar com bolsa de estudo nas principais Universidades de moda da Itália, um bom portfólio é muito importante. Isso porque as Universidades estão em busca do olhar crítico do candidato, assim como de sua criatividade.
Na Itália existem cursos ministrados na língua nativa e em inglês. Cada instituição tem suas metodologias. Por isso, assim que definida a faculdade da sua preferência, procure saber o nível do inglês que ela exige e quais exames de proficiência você precisa fazer antes de ingressar.
O principal critério de inscrição para bolsas é a renda do aluno e de sua família. Por isso, pesquise e tenha certeza de que você se encaixa nos critérios exigidos pelas Universidades.
Além das bolsas para cursar moda, há também bolsas de alimentação, moradia e custos gerais, como farmácia e outras necessidades básicas durante o ano letivo. Então, procure saber se a universidade pela qual você se interessa oferece esse tipo de ajuda.
Os alunos que desejam ter uma renda adicional, podem trabalhar meio período, que geralmente é limitado a 20 horas.
Histórico de protagonismo e acessibilidade
É importante entender que o protagonismo italiano não surgiu por coincidência. Ao longo das últimas décadas, o país foi líder de vários movimentos que marcaram a arte e a moda em geral em níveis globais.
O Futurismo, o Racionalismo, o Novecento Italiano, a Arte Povera – com figuras ilustres como Marinetti, Terragni, Sironi, Pistoleta – fizeram do país o líder de importantes conceitos sobre a moda contemporânea, entre muitas outras ideias que nasceram dentro do contexto da moda italiana.
Para além disso, pode-se afirmar, no entanto, que a influência italiana no mundo da moda se deu, principalmente, a partir da Segunda Guerra Mundial, durante as disputas por território, em que muitas fábricas têxteis foram desativadas ou destruídas.
Depois disso, tudo o que restou foi a mão de obra qualificada italiana. A força de trabalho e talento das costureiras e alfaiates foi o que reconstruiu a indústria têxtil a partir do zero.
Foi nos anos 70 que a moda italiana consagrou o país como uma grande indústria da moda. Suas produções com qualidade de alto padrão levaram a Itália a se destacar cada vez mais no cenário fashion.
Itália, hoje, assim como outros países da União Europeia, é acessível em muitos sentidos – o que facilita bastante a entrada no universo da moda italiana.
O transporte público, a hospedagem, a alimentação e os custos de vida na Itália são animadores. Além disso, sua gastronomia é referência mundial, facilitando bastante a vida de quem estuda e trabalha neste país.