Entenda as possibilidades educacionais que a Itália oferece e como isso pode beneficiar a vida estudantil de seu filho.
A educação é um aspecto muito importante na vida de qualquer indivíduo e, consequentemente, é natural que os pais se preocupem com a qualidade do ensino oferecido aos seus filhos.
A Itália é um país que oferece uma boa educação aos seus cidadãos, especialmente por meio das instituições de ensino públicas do país.
Para os brasileiros interessados em estudar na Itália, o país europeu pode proporcionar uma série de experiências incríveis e enriquecedoras do ponto de vista do conhecimento educacional.
Conheça mais sobre as possibilidades de educação na Itália e como isso pode impulsionar o conhecimento e a carreira profissional de seu filho.
Intercâmbio (High School) na Itália
Realizar um intercâmbio na Itália é o sonho de muitos brasileiros. Além da educação de qualidade, o país europeu proporciona paisagens belíssimas e uma ótima estadia aos seus visitantes.
Entretanto, para evitar imprevistos, é importante que o interessado preste atenção a alguns detalhes de grande relevância.
Em relação à necessidade de visto, ressalta-se que, para quem possui cidadania europeia, não há exigência de visto para a realização do High School.
Contudo, para quem não possui cidadania europeia, será necessário obter um visto caso o intercâmbio ultrapasse o prazo de três meses.
No caso de um intercâmbio com duração de até três meses, a pessoa poderá cursá-lo sem visto, bastando apresentar a carta de aceite da instituição de ensino.
Em geral, o intercâmbio costuma durar um semestre, um ano letivo ou até mesmo todo o ensino médio.
Portanto, caso o brasileiro possua algum antepassado italiano, recomenda-se que ele busque o reconhecimento da cidadania. Com a cidadania italiana, o interessado terá os mesmos direitos de uma pessoa nascida na Itália.
Educação básica na Itália
A educação básica na Itália possui uma excelente qualidade. O sistema educacional é semelhante ao do Brasil, com a divisão do ensino em etapas, culminando com a conclusão da escola secundária, equivalente ao ensino médio no Brasil.
Dessa forma, o ensino acompanha a criança desde os primeiros anos até o início da vida adulta, praticamente.
Na Itália, não é comum que as pessoas paguem por escolas particulares para seus filhos, uma vez que o ensino público já oferece uma qualidade satisfatória.
Na verdade, as escolas particulares italianas geralmente estão voltadas para atender situações mais específicas. Um exemplo é quando os pais desejam que as crianças frequentem uma escola internacional para aprender fluentemente o inglês ou outro idioma, além do italiano.
Portanto, os gastos com educação na Itália costumam ser moderados, podendo ser solicitada uma ajuda de custo aos pais em alguns momentos, como para a compra de livros, dependendo da renda familiar mensal.
Na prática, para usufruir dos direitos da educação básica na Itália, é recomendado regularizar a cidadania italiana da criança e da família, caso tenham direito.
Portanto, se ainda não possuir a cidadania italiana, é recomendado tomar as providências para iniciar o processo de reconhecimento da sua condição de cidadão italiano.
Ensino superior na Itália
O ensino superior na Itália apresenta excelente qualidade. O país abriga universidades renomadas na Europa, como a Universidade de Roma (La Sapienza), a Universidade de Milão e a Universidade de Turim.
No entanto, o ensino superior na Itália não é gratuito. Na verdade, a educação de nível superior não é obrigatória no país, sendo essa obrigatoriedade válida apenas para as etapas até a conclusão da escola secundária.
Apesar disso, embora o ensino superior não seja gratuito, existem diversas oportunidades de bolsas e descontos nas universidades italianas, especialmente para cidadãos italianos.
Portanto, se o indivíduo possui cidadania italiana e tem acesso a esses benefícios, é possível até mesmo frequentar a faculdade sem despesas, graças à concessão de bolsas ou descontos.
Nesse sentido, é recomendável buscar o reconhecimento da cidadania italiana, caso o indivíduo tenha direito. Assim, é importante investigar a respeito de seus antepassados para verificar se há algum com origem na Itália que possa possibilitar a obtenção da condição de cidadão italiano para os descendentes.
Conclusões
A educação desempenha um papel importante na transformação da sociedade. O ensino e a aprendizagem de qualidade podem levar os estudantes a conquistar oportunidades gratificantes.
Considerando isso, muitos pais têm preocupações em relação à qualidade do ensino oferecido aos seus filhos. No caso dos ítalo-brasileiros que possuem cidadania italiana ou desejam obter o reconhecimento da sua condição de cidadão italiano, surge o interesse em entender como funciona o sistema educacional do país europeu.
Muitos ítalo-brasileiros realmente consideram mudar-se para a Itália e matricular seus filhos em instituições de ensino do país. Além disso, há brasileiros que sonham em realizar um intercâmbio (High School) na Itália, mas possuem pouco conhecimento sobre as regras para estudar nesse período no território italiano.
Como mencionado, a Itália oferece uma ampla gama de serviços educacionais, de modo que a educação pública já proporciona um ensino adequado aos cidadãos italianos.
A gratuidade dos serviços educacionais na Itália e a ausência de taxas estão relacionadas à renda familiar, principalmente no ensino superior, onde o indivíduo não é obrigado a fazer um curso.
No entanto, mesmo no ensino superior, as universidades italianas costumam oferecer condições especiais que permitem aos cidadãos italianos obterem a graduação sem custos, por meio de bolsas ou descontos.
Assim, para facilitar a entrada e a permanência em todas as etapas de ensino na Itália, é recomendável que o interessado busque obter o reconhecimento da sua cidadania italiana, caso tenha direito a ela. A cidadania italiana pode oferecer vários benefícios ao interessado em estudar na Itália, como foi mencionado no texto.
Portanto, diligencie a respeito da possibilidade de reconhecer sua cidadania italiana. A Simonato Cidadania, empresa experiente na área, pode ajudar você no processo de reconhecimento da condição de cidadão italiano.
Saiba como a cidadania italiana mudou a vida do filho da Lilian Duarte Ferro, responsável pela Simonato Cidadania, clicando aqui.