Como é o Carnaval na Itália?
Uma das características que diferenciam o Carnaval italiano são os carros alegóricos, que desfilam pelas ruas das cidades enfeitados com confetes e acompanhados por música e vários grupos de mascarados.
Em Veneza, o Carnaval é famoso por suas máscaras tradicionais, como a Bauta e a Moretta, enquanto em Viareggio, na cidade de Burlamacco, os carros alegóricos são verdadeiras obras-primas de criatividade.
Outras cidades italianas famosas por seu Carnaval são Ivrea, onde acontece a famosa “Batalha das Laranjas“, e Cento, onde se celebra o Carnaval Histórico. O Carnaval mais longo da Europa acontece em Putignano, enquanto o Bacanal del Gnoco é celebrado em Verona, com desfiles de carros alegóricos e grupos de mascarados que se apresentam em espetáculos de música e dança.
Carnaval na Itália x Carnaval no Brasil
Você já parou para se perguntar como os italianos festejam o Carnaval? Sei que muita gente quando imagina no Carnaval na Itália, logo imagina as máscaras de Veneza, mas você sabia que há muitos outros carnavais interessantes de norte a sul do país?
Para curtir o Carnaval na Itália, temos que deixar de lado aquele conceito bem brasileiro que temos da folia, com escolas de samba, trios elétricos, frevo e muita “pegação”. Na maior parte da Itália o Carnaval é celebrado com desfiles de carros alegóricos, comidas típicas e fantasias. Mesmo nas cidades onde não há um Carnaval grande ou famoso, nos dias da festa você verá principalmente crianças fantasiadas, inclusive os bebês de colo.
Onde festejar o carnaval ?
Você já parou para se perguntar como se festeja o Carnaval na Itália? Conheça as cidades da Itália onde acontecem os principais carnavais mais badalados do país.
- CARNAVAL DE VENEZIA
Talvez seja o mais famoso e mais requintado do mundo. O Carnaval de Veneza é totalmente diferente do Carnaval que temos no Brasil, e é a principal festa de Carnaval na Itália. É uma celebração mítica e que mesmo no inverno seduz e atrai um número enorme de turistas.
A festa carnavalesca dura mais ou menos dez dias e, ao contrário de outros festejos dedicados ao povo, a celebração é originalmente um ritual promovido pela elite financeira e cultural.
As famosas máscaras de Veneza são normalmente muito caras, mas é possível encontrar alternativas que caibam no bolso ou mesmo alugar um um traje. A máscara mais famosa e procurada é a famosa ‘bauta’, máscara branca no formato de um bico, acompanhada por um chapéu de três pontas, um casaco grande e uma capa preta de seda, reproduzindo a imagem do nobre de Veneza.
- CARNAVAL DE ROMA
Bem diferente do nosso Carnaval do Brasil, e também da outra festa de Carnaval citada acima, o Carnaval de Roma dura onze dias e as ruas da cidade ficam lotadas de personagens legionários romanos e super-heróis. As tradicionais máscaras de Veneza pouco aparecem por aqui.
O desfile começa com a execução cerimonial da bandeira de Roma, onde atores com trajes coloridos e históricos desfilam ao longo da Via del Corso. Com cavalarias de diferentes épocas, a festa reúne 130 cavaleiros e 20 carros antigos. Artistas e atores da Commedia dell’arte, cavaleiros fantasiados, grupos históricos e representantes da cavalaria italiana fazem uma espécie de cortejo da Piazza del Popolo até a Via del Corso.
Roma fica ainda mais cheia de turistas que, junto com os romanos, saem às ruas para ver os desfiles e mostrar suas fantasias.
- CARNAVAL DA TOSCANA
Viareggio fica próximo a Lucca, na Toscana, e tem um mar maravilhoso como moldura. O Carnaval de Viareggio é o segundo Carnaval na Itália mais procurado por turistas, depois de Veneza. Mas o Carnaval de Viareggio é totalmente diferente do de Veneza. Ele é conhecido pelos seus belos e imponentes carros alegóricos e, acredite se quiser, eles têm uma espécie de Sambódromo, a Citadella de Carnevale.
O Carnaval de Viaregio acontece durante 4 finais de semana, passando pela terça-feira de Carnaval, conhecida como martedi grasso pelo italianos. Os desfiles acontecem aos domingos e na terça-feira de Carnaval, mas nos outros dias acontecem também outras festas ligadas ao Carnaval.
O símbolo do Carnaval de Viaregio é o Burlamacco. Sua roupa é composta de um terno xadrez vermelho e branco, que lembra um Arlequim. O nome se refere ao Buffalmacco retratado por Boccaccio em Decameron.
O Carnaval é tão importante para a cidade que foi fundado um Museu do Carnaval em Viareggio – Museo del Carnevale.
Conclusão
A arte e as festas são uma parte fundamental da vida italiana, enraizada em suas culturas e tradições. Desde as festas de Veneza até a Toscana até as comemorações populares contemporâneas, o carnaval desempenha um papel significativo na identidade italiana.
A Itália foi e tem sido lar de vários talentosos artistas italianos e diversos artistas plásticos que encantaram o mundo com suas obras durante o carnaval que é uma tradição que continua forte nos dias de hoje.
A influência do carnaval italiano se estende além das fronteiras, conquistando admiradores em todo o mundo, incluindo o Brasil. O carnaval italiano é uma celebração da vida, do amor e da rica herança cultural que inspira gerações de apreciadores da festa.
Outras cidades também festejam o Carnaval na Itália.
Então, se você estiver na Itália durante o Carnaval, aproveite para conhecer as principais festas do país, e se possível, conhecer como funciona o carnaval na província de origem do seu ascendente italiano!