Brasileiros vão precisar de VISTO para EUROPA em 2023
A partir de novembro de 2023, todos os brasileiros vão precisar solicitar o visto ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) para viajar à Europa por até 90 dias, seja a turismo, negócios ou trânsito.
Trata-se de uma autorização de viagem eletrônica, criada para que estrangeiros atualmente isentos da obrigação de visto possam visitar qualquer um dos países-membros da União Europeia.
Além do Brasil, outros 14 países da América Latina precisarão aderir a esse novo requisito. São eles: Costa Rica, Nicarágua, Venezuela, Uruguai, México, Colômbia, Peru, Honduras, Chile, Paraguai, Guatemala, Panamá, Argentina e El Salvador.
A boa notícia é que, com a Cidadania Italiana, não será necessário solicitar o ETIAS, já que a cidadania de um país europeu lhe permite circular livremente entre os países do Espaço Schengen, do qual a Itália faz parte!
Continue a leitura e saiba detalhes sobre o ETIAS, a partir de quando será exigido e as vantagens da Cidadania Italiana nesse processo.
———————————————-
1. A retomada do turismo e as novas exigências
Embora a retomada do turismo após apandemia seja evidente, um elemento fundamental requer a atenção dosbrasileiros que planejam viajar para outros países: o VISTO.
A partir de 2023, com o novo ETIAS (SistemaEuropeu de Informação e Autorização de Viagens), os turistasque desejaremviajar para a União Europeia terão que se submeter à uma avaliaçãode perfil, a fimde conseguirem o visto de turismo para a Europa.
2. O que é o ETIAS?
O ETIAS, sigla para "Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem”, é uma permissão de viagem necessária para estrangeiros atualmente isentos de visto, que pretendem viajar por no máximo 90 dias para qualquer um dos 26 países-membros do Espaço Schengen, a turismo ou negócios.
Portanto, os brasileiros que desejarem visitar a Europa a partir de novembro de 2023, precisarão emitir o ETIAS.
3. Objetivos do ETIAS
Os principais objetivos em implementar o novo visto para a Europa são:
• Economizar tempo e aborrecimento dos viajantes;
• Complementar a política de liberalização de vistos da União Europeia;
• Reforçar a luta contra o crime e oterrorismo;
• Prevenir a migração irregular;
• Melhorar a gestão das fronteiras.
4. Quem deve solicitar?
Os cidadãos de cerca de 60 países devem solicitar o ETIAS. Na América do Sul, habitantes do Brasil, Argentina, Peru,Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Venezuela deverão apresentá-lo obrigatoriamente.
A solicitação será feita on-line, preenchendo o formulário ETIAS com os dados pessoais. O solicitante deverá informaros seus dados completos, se possui parentes residentes na Europa e qual o país ou países pretende visitar.
5. Adaptação aos novos protocolos
É importante ressaltar que o visto ETIAS não será obrigatório durante o primeiro ano dasua implementação, para que tanto os agentes das fronteirasquanto os viajantes adaptem-se às novas exigências. Durante esse período, sua apresentação será opcional.
Ao visitar a Europa pela primeira vez, durante o primeiro ano da implementação, não será obrigatório apresentar o ETIAS. Já nasegunda entrada, nos primeiros seis meses após a implementação, inicia-se a obrigatoriedade. A partir de 1 ano da implementação, será obrigatório para todos os viajantes,em qualquer viagem.
6. Como é o processo e quanto custa o ETIAS?
A previsão é que o ETIAS se torne obrigatório em novembro 2023, mas o sistema de solicitação ainda não está ativo.
A taxa para a emissão do documento é de 7€, pagos com cartão de débito ou crédito, sendo que os menores de18 anos são isentos do pagamento.
Além do preenchimento e documento de viagem válido por 6 meses, você deve responder a um questionário de elegibilidade ETIAS, com perguntas básicas de segurança.
Ao completar o formulário, você deverá pagar a taxa e sua petição será enviada, processada e revisada pelo sistema de segurança do mecanismo de vistos.
Caso a solicitação seja aprovada, a autorização de viagem será enviada anexa ao seu e-mail de confirmação. Caso seja negada, informarão a justificativa para a recusa e terá o direito de recorrer.
7. Prazo de entrega do ETIAS
O serviço é digital e ágil. A autorização é enviada diretamente por e-mail em até 48 horas. No entanto, alguns pedidos podem levar mais tempo para processar, até 72 horas.
É recomendável solicitar o ETIAS com, pelo menos, duas semanas de antecedência, para que toda sua documentação esteja finalizada na data da viagem.
8. Qual a validade do ETIAS?
O ETIAS será válido por três anos ou até o vencimento do seu passaporte. Caso a viagem se estenda para mais de 90 dias, será necessário solicitar outraautorização específica, explicando o motivo.
9. O benefício da Cidadania italiana
Uma excelente notícia é que sendo Cidadão italiano, você não precisará se preocupar com a emissão de visto para a Europa. A cidadania de um país europeu lhe permite circular entre todos os países do Espaço Schengen.
Diante disso, a obtenção da Cidadania Italiana é uma alternativa inteligente para aqueles que querem explorar o mundo com liberdade, economia e livre de burocracias.
Com cerca de 25 milhões de ítalo-descendentes, o Brasil é o país com o maior número de filhos, netos, bisnetos ou tataranetos de italianos fora da Itália. Inicie já sua Cidadania e seja um cidadão do mundo, sem burocracias!
Fale conosco. A Simonato pode te ajudar na realização do seu sonho!