5 vantagens de ter passaporte italiano
O passaporte italiano pode contribuir com uma série de benefícios pelo mundo inteiro. Conheça quais são as vantagens de ter passaporte italiano.
1. Entrada facilitada em vários países
O passaporte italiano contribui com vantagens na entrada de cerca de 190 países no mundo. Ele já foi classificado em alguns levantamentos como o 3º ou 4º melhor passaporte do planeta.
A Itália faz parte do Acordo de Schengen. Este acordo – do qual, atualmente, 26 países são membros – garante livre circulação em vários países da Europa, incluindo alguns que não-membros da União Europeia.
Alguns exemplos de nações onde é possível que o cidadão italiano transite livremente são: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Países Baixos.
Além disso, o passaporte também garante vantagens na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá – países em que não é necessário o visto de turista caso você tenha um passaporte italiano.
Países como Japão e Austrália também possuem facilidades para a entrada de italianos em seu território.
É interessante ressaltar que os países mencionados, normalmente, possuem salários elevados, principalmente em comparação com aqueles oferecidos no Brasil. Tal fato pode ser um atrativo e benefício para o detentor do passaporte italiano.
2. Benefícios para conseguir trabalho no exterior
O cidadão italiano pode aproveitar várias oportunidades profissionais no exterior, não se restringindo apenas ao país da Itália. Quem possui o passaporte italiano tem a possibilidade de trabalhar em países da União Europeia sem a necessidade de um visto de trabalho.
Ou seja, há uma burocracia muito menor no processo de obtenção de um emprego – diferente do processo para pessoas que não possuem o passaporte europeu.
Uma das vantagens de obter o passaporte italiano é a de que você também pode concorrer a cargos públicos na Itália, além de vagas no Parlamento Italiano.
Além disso, se você enxerga que a Austrália é um país com melhores oportunidades na área em que pretende trabalhar, é importante ressaltar a existência do Working Holiday Visa, um visto que possibilita que os europeus trabalhem no país em empregos com carga horária de até 40 horas semanais. A Nova Zelândia também conta com benefícios semelhantes.
Quanto aos Estados Unidos, caso você pretenda conseguir um visto de investidor no país, o passaporte italiano também te possibilitará condições mais acessíveis.
Portanto, para quem pretende exercer um trabalho fora do Brasil, possuir o passaporte italiano contribui com vários benefícios.
3. Benefícios do passaporte passam para filhos e cônjuge
Por meio de procedimentos bem simples, o direito que uma pessoa possui em relação ao passaporte italiano passa para seus filhos menores e, após o processo, há ainda a possibilidade de naturalização do cônjuge .
Assim, tal direito é visto até mesmo como uma herança, uma vez que os descendentes do cidadão italiano poderão usufruir das vantagens do passaporte, podendo, a título de exemplo, iniciar uma carreira na Europa desde cedo.
Nesse sentido, o filho do cidadão italiano terá a possibilidade de cursar sua formação escolar, desde o início, na Itália ou nos demais países da União Europeia, preparando-se para uma provável sólida carreira nas mencionadas localidades – alcançando ótimas perspectivas de salário e de conhecimento. Essa é, assim, uma oportunidade para famílias inteiras recomeçarem a vida na Europa.
4. Estudar na Europa
Para quem deseja estudar na Europa ou está à procura de oportunidades para o estudo de seus filhos em escolas e universidades europeias, obter o passaporte italiano pode ser uma grande contribuição.
As faculdades da Itália e da Europa são conhecidas pelo prestígio internacional de boa qualidade de ensino – são grandes capacitadoras de cientistas e profissionais.
Para os cidadãos italianos, as bolsas e descontos estudantis costumam ser bastante significativos – há bolsas de estudo na Itália que chegam a contribuir com o curso de graduação inteiramente gratuito.
Além disso, é bastante comum que exista um desconto também para o cidadão da União Europeia nos demais países integrantes do mencionado bloco econômico. Assim, há muitas chances de formação para o detentor do passaporte italiano.
Vê-se que são muitas as vantagens de possuir o passaporte italiano se o seu objetivo é ter uma formação de qualidade – uma vez que as faculdades da Europa são conhecidas no mundo todo.
5. Qualidade de vida no exterior
Uma vantagem notável para o cidadão italiano é a ótima qualidade de vida existente na Itália. A Itália é um país que tem bons serviços médicos, de saúde e segurança.
Assim, com o passaporte italiano, você poderá aproveitar ótimos serviços. Um outro benefício interessante é o de, na Itália, também poder usufruir de aposentadorias já conquistadas no Brasil.
É bom relembrar que o passaporte italiano traz vantagens que ultrapassam o território da Itália, sendo possível usufruir da ótima qualidade de vida também em outras localidades na União Europeia.
Que tal passear pelas ruas de Paris? Ou apreciar a vida em Barcelona? Tudo isso é possível a partir da sua obtenção da cidadania italiana.
Um fator igualmente importante diz respeito às grandes ligações afetivas que o cidadão italiano possui com a Itália. Assim, estar na Itália pode ser uma oportunidade de vivenciar e estar conectado à história de sua família, especialmente de seus ascendentes.
Desse modo, entende-se que são muitas as vantagens que o descendente de italianos ganhará ao decidir por buscar os procedimentos para o reconhecimento da sua condição de cidadão e, assim, seu passaporte da Itália.
As pessoas têm muitos objetivos, como trabalho, estudo, moradia, cuidado com os filhos e outros. Ser reconhecido cidadão italiano pode te ajudar em todos eles. Então, ter o passaporte italiano é, sem dúvidas, algo que poderá abrir portas.