Artigo

33 curiosidades sobre a Itália que você ainda não sabe!

Que a Itália é um lugar fantástico já sabemos. Mas existem curiosidades pouco conhecidas que deixam sua história ainda mais especial!

Siga a leitura e conheça 30 delas!

 

1. Devido a um erro técnico no festival da uva em Marino, em 2008, saiu vinho de algumas torneiras nas casas dos habitantes da cidade – na época, começaram a dizer que era um milagre até descobriram a falha. Mas esse “milagre” existe realmente em uma fonte de vinho tinto na Itália que funciona 24 horas por dia no Caminho de São Tomé, em Abruzzo. E todos podem beber dela!

 

2. Quando o primeiro McDonald’s foi fundado em Roma, em 1986, alguns protestantes distribuíram espaguete de graça na frente da lanchonete para lembrar a população sobre a “herança culinária” do país. Mesmo com a relutância inicial, a rede milionária prosperou e hoje há mais de 500 lojas por todo o país.

3. Os italianos foram os criadores de diversos tipos de queijo, como o parmesão, gorgonzola, muçarela, provolone e ricota.

4. A pizza marguerita surgiu como uma representação da bandeira italiana: manjericão (verde), tomate (vermelho) e muçarela (branco).

5. A Itália foi o primeiro país da Europa a usar o garfo, por causa do macarrão.

6. Há um museu em Florença onde você pode visitar o dedo médio, o dedão e o dente de Galileu Galilei. O físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano viveu entre 1564 e 1642 e se formou na Universidade de Pisa. Os seus restos mortais foram encontrados sem querer por um colecionador de arte em 2010 e levados à sua cidade natal, Florença, onde ficaram expostos no Museu Galileu.

7. Acredita-se que Poveglia, uma ilha em Veneza, seja tão assustadoramente assombrada que ela não é aberta à visitação. Apesar de ser lindo, o lugar já foi palco de disputas entre venezianos e genoveses e, depois, serviu como centro de quarentena para navios que desembarcavam em Veneza e hospedou pessoas com doenças infecciosas. A sua última serventia foi um hospital para idosos que fechou suas portas em 1968. Há boatos de que realizavam experimentos com doentes mentais na ilha, inclusive lobotomia, e várias histórias de antigos pacientes atormentados por fantasmas.

8. Ferrari é o sobrenome mais comum na Itália. A palavra é o plural de “ferraro” que em italiano significa “ferreiro”, derivado do latim “ferrum”, ou ferro. Apesar de ser mais encontrado na Itália, o sobrenome Ferrari é encontrado mais no (pasmem!) Brasil!

 

9. A Universidade de Roma, conhecida como “La Sapienza”, é a maior da Europa, com 150.000 estudantes, e também uma das mais antigas, fundada em 1303.

10. A primeira mulher do mundo a receber um diploma acadêmico e também a primeira a se tornar doutora com um PhD foi italiana, em Pádua, em 1678.

 

11. Entre 1861 e 1985, mais de 26 milhões de pessoas deixaram a Itália à procura de uma vida melhor. Atualmente, há 25 milhões de descendentes de italianos no Brasil.

12. O termômetro foi inventado na Itália em 1592 pelo Galileu Galilei.

13. Até 1999, a educação era obrigatória no país até os 14 anos, apenas.

14. Em Milão, existe uma lei que exige que as pessoas sorriam o tempo todo, exceto em funerais e visitas a hospitais.

15. A Itália tem mais obras de arte por quilômetro quadrado do que qualquer outro país do mundo.

16. Os homens podem ser presos se usarem saia em público.

17. Os italianos trabalham em média 20 horas por semana – uma das menores médias da Europa.

18. Um terço dos italianos nunca usou a internet.

19. A população da Itália é a terceira mais velha do mundo, atrás apenas do Japão e da Alemanha.

20. Mais de um terço da população masculina entre 30 e 35 anos mora com os pais.

21. Em Falciano Del Massico, uma cidade na Itália, já foi contra a lei morrer, devido a super lotação do cemitério.

22. O Vaticano é a única cidade-estado do mundo que pode fechar seus portões à noite.

23. A cidade de Viganella, na Itália, é cercada por grandes montanhas que tapam os raios do sol por seis meses todos os anos. A solução foi instalar espelhos gigantes para refletir a luz do sol na cidade.

24. Há 417 pontes em Veneza, sendo que 72 são privadas.

25. A Itália é o país com maior número de vulcões e praias da Europa: são mais de 7.400 quilômetros de costa litorânea. O maior vulcão em território italiano é o Mt. Etna, localizado na Sicília, e é o segundo mais ativo do mundo, atrás apenas do Mauna Loa, no Havaí, Estados Unidos.

26. O maior túnel ferroviário do mundo tem 57 quilômetros e liga a Itália à Suíça por baixo dos Alpes. Ele levou 17 anos para ser construído e foi inaugurado apenas em 2017.

27. San Marino, um país dentro da Itália, é a república mais antiga do mundo, fundada em 301 d.C.

28. As gôndolas de Veneza devem ser pintadas de preto de acordo com uma lei para padronizar o meio de transporte, acabando com anos de ostentação por meio de todo tipo de decorações e ornamentos que costumavam ter. Hoje em dia, estima-se que mais de 500 gôndolas naveguem pela cidade apenas para o uso turístico.

29. Aproximadamente 3.000 euros em moedas são jogados anualmente na Fontana di Trevi, em Roma.

30. A máfia italiana representa 7% do PIB do país. 39. Estimava-se que, em 2008, aproximadamente 80% dos negócios na ilha de Sicília eram forçados a pagar uma “taxa de proteção” à máfia.

31. Na Itália, há submersa uma estátua de bronze de 2,5 metros de Jesus Cristo.

32. Em 1968, um italiano construiu uma plataforma na costa do país e declarou-se presidente. O governo conseguiu controle da plataforma e a explodiu.

33.  Existe um coelhinho de pelúcia de 55 metros de comprimento no topo de uma montanha na Itália, que pode ser visto pelo Google Street View.

Você já conhecia essas curiosidades sobre a Itália? Qual achou mais interessante?