Ferragosto: o feriado mais esperado pelos italianos
Dia 15 de Agosto é uma data especial para os italianos! Isso porque comemora-se o Ferragosto, uma das festas mais tradicionais da Itália e o feriado mais aguardado do ano.
Muito semelhante ao Ano Novo em praias brasileiras, as comemorações iniciam-se na véspera, com reuniões, fogueiras e queima de fogos à espera da meia-noite.
Quem viaja para a Itália neste período encontra grandes cidades praticamente vazias e lojas fechadas com cartazes “Chiusoper vacanze” (fechado para férias). Logicamente, as cidades turísticas e praianas ficam completamente lotadas, no auge de seu verão!
Quer entender a origem e a história por trás desse feriado tão famoso na Itália? Siga a leitura!
—————————————
1. O mês de agosto
Agosto é um mês peculiar na Itália. Semelhante ao nosso mês de dezembro, é a época das férias, festas e viagens para as praias, que o torna o principal período para o turismo. Há um aumento considerável em preços de hotéis, restaurantes e eventos. Todo esse movimento acontece em função do dia 15, quando comemora-se o Ferragosto.
Até 2010, 90% das empresas, lojas e indústrias fechavam durante todo o mês, mas a perda financeira fez com que esse período fosse reduzido para duas semanas, com férias impostas aos trabalhadores.
2. A história do Ferragosto
O nome do festival Ferragosto vem do latim feriae Augusti (repouso de Augustus), em homenagem a Octavian Augustus, primeiro imperador romano que dá o nome ao mês de Agosto. Foi ele quem instituiu esse tempo de descanso e celebrações em 18 a. C..
Em todo o Império eram organizados festivais e corridas de cavalos adornados com flores. Era um costume da época que os agricultores desejassem um bom descanso aos proprietários da terra, em troca de uma gorjeta.
Antigamente como uma festa pagã, o Ferragosto era celebrado no dia 1 de agosto, embora os dias de descanso e festas se prolongassem por todo o mês. Depois de algum tempo, a Igreja Católica decidiu transferir as comemorações para o dia 15 de agosto, data da Assunção de Maria, com a intenção de transformar os motivos políticos em incentivos religiosos.
A ocasião também foi aproveitada por Mussolini entre 1931 e 1939, para possibilitar às classes populares que visitassem cidades culturais e praias de 14 a 16 de agosto. Os pacotes de férias eram oferecidos em trens populares, também chamados de "Trens de Ferragosto". A ideia era estimular o turismo de massa, fazendo com que os descontos mais convenientes se concentrassem em agosto.
Como as viagens não incluíam comida, era necessário levar lanches caseiros para a viagem e, assim, surgiram os famosos churrascos que italianos adoram fazer ao ar livre, reunindo amigos e parentes todos os anos.
Este feriado de longa data permanece no cotidiano dos italianos, unindo religião, descanso e eventos festivos.
Você já conhecia a festa de Ferragosto? Conte para nós!