Artigo

Quanto custa a gasolina na Itália?

Quanto custa a gasolina na Itália?

A gasolina é um item importante nas despesas do cidadão italiano, entender qual é a média de preço desse combustível na Itália ajuda no planejamento de quem pretende residir no país.

Importância de saber o preço da gasolina na Itália

O preço da gasolina na Itália é um assunto de interesse e preocupação de muitos que desejam viver no país. Assim como no Brasil, o gasto com combustíveis pode ocupar uma parte importante da renda do cidadão italiano.

Por isso, é importante conhecer melhor como são praticados os preços em relação à gasolina em terras italianas.

Quanto custa a gasolina na Itália: preço médio

A média de valores referente à gasolina italiana varia, de acordo com fatores econômicos e políticos, com o tempo.

Atualmente, estima-se que o preço médio da gasolina na Itália é de 1,78 euros/litro (o que equivale a cerca de R$9,84). O valor está mais baixo que o registrado há pouco tempo, quando o litro da gasolina no país europeu superava a casa dos 2 euros.

É preciso considerar ainda que a renda média dos italianos é de cerca de 29 mil euros, e quem adquire  o mencionado combustível, provavelmente, também recebe seus proventos em euro – que é a moeda local da Itália e da União Europeia.

A título de exemplo, caso o indivíduo precise utilizar 100 litros de gasolina por mês, isso resultaria em um gasto mensal de 178 euros, o equivalente a cerca de 982 euros.

Tais valores são bastante significativos, pensando ainda no impacto que possuem no orçamento do mês dos interessados. Desse modo, fazer um bom planejamento pode facilitar a vida financeira de quem pretende adquirir e utilizar a gasolina na Itália.

Acontecimentos recentes e variações nos preços de combustível na Itália

Nos últimos anos, o preço da gasolina na Itália variou bastante – isso em virtude de diversos fatores, mas especialmente da Guerra da Ucrânia, geradora de repercussões e variações no mercado.  O impacto foi tão significativo que o governo italiano editou um decreto para que o controle dos preços da gasolina pudesse passar a ser diário e não mais semanal.

Além disso, os postos passaram a exibir o preço médio nacional da gasolina ao lado do preço oferecido pelo estabelecimento, a fim de evitar especulações e grandes dissonâncias nos preços do combustível nas regiões italianas.

A atitude, ao dar mais transparência aos preços exigidos ao consumidor, também melhorou as relações de consumo.

Apesar da diminuição de valores registrada, é sempre interessante programar a renda para se adaptar a flutuações nos preços. O aumento de combustível pode fazer com que as famílias tenham que desembolsar uma quantia maior de dinheiro durante o orçamento do mês, sendo importante realizar sempre um planejamento nesse sentido.

Por vezes, uma pequena variação no preço do litro da gasolina, quando multiplicado pela quantidade consumida, poderá impactar de maneira séria as contas mensais da unidade familiar, principalmente de quem não possua reserva para imprevistos.

Diferenças no preço da gasolina entre as regiões italianas

O preço da gasolina pode variar a depender da cidade italiana pesquisada. Por exemplo, de acordo com informações do GlobalPetrolPrices, em Roma, entre meados de setembro de 2022 e janeiro 2023, observou-se que o preço médio da gasolina era de 1,64 euros.

Já em Milão, o preço médio observado foi de 1,70 euros no mesmo período já referido. Dependendo da cidade italiana, o preço do combustível apresenta também alguma oscilação de preço.

No Sul da Itália, onde a renda per capita é em geral menor que a registrada nas regiões Norte e Nordeste do país, observa-se que o gasto com combustível pode representar uma fatia maior das finanças.

Portanto, caso o cidadão deseje residir no Sul italiano, é especialmente recomendado que seja feita uma prévia análise dos custos com combustível frente ao salário que o mesmo receberá, de maneira a evitar dificuldades financeiras.

Alternativas para lidar com os preços da gasolina na Itália

Caso demonstre insatisfação com as quantias necessárias para manter um carro à gasolina, o cidadão italiano pode optar por veículos que não sejam movidos à combustão, a exemplo dos carros elétricos.

Uma informação muito valiosa é o fato de que o governo italiano proporciona um subsídio de até 8 mil euros para quem adquirir um carro elétrico no país. Tal benefício é oferecido ao cidadão italiano com o objetivo de que menos poluentes sejam lançados no meio ambiente, ajudando na preservação da natureza. O desconto ocorre no preço final do veículo. Para quem deseja adquirir seu carro próprio, essa é uma excelente oportunidade oferecida pela Itália.

Além disso, a partir de 2035, a União Europeia pretende começar com o encerramento da produção de carros movidos a diesel e à gasolina. Tal medida é tomada mediante a cuidados com meio ambiente, uma vez que os carros movidos à combustão emitem poluentes bastante nocivos à natureza.

A determinação deve alterar significativamente o comércio de veículos nos países que compõem o bloco econômico, o que inclui a Itália.

É importante ressaltar que, além dos automóveis que consomem gasolina , é possível utilizar outros meios de transporte para a locomoção pelas cidades italianas.

Em uma cidade  de médio ou pequeno porte, por exemplo, é possível utilizar bicicletas, trens ou ônibus. Já em cidades grandes do país, há a possibilidade de utilização do metrô.

Quanto ao preço da gasolina é relevante pontuar também que a problemática da oscilação de preços não se restringe somente à Itália, sendo algo que pode ser observado em diversas partes do mundo.

Assim, esse não é um fator que cria um óbice para a escolha de morar em território italiano.

Comparando o preço da gasolina da Itália com outros países

Ainda é possível observar que outros países europeus possuem preços de gasolina mais elevados que a Itália. Nações como Noruega, Finlândia, Dinamarca e Portugal possuem média de preços do combustível acima daquele que é praticado pelos estabelecimentos italianos.

Os preços existentes no mercado italiano são, portanto, razoáveis em relação ao que se encontra no restante do continente europeu.

Desse modo, entende-se que o valor da gasolina na Itália está na média do que é razoavelmente praticado na Europa, estando sujeito a variações como em outros lugares do planeta.

Assim, caso você pretenda residir na Itália, a gasolina não será necessariamente um fator de preocupação desde que exista um sólido planejamento acerca dos gastos mensais para combustível, bem como seja possível se adequar a mudanças que venham a ocorrer nos preços.