Artigo

Faça faculdade e mestrado na Europa, com a Cidadania Italiana!

Faça faculdade e mestrado na Europa, com a Cidadania Italiana!

 

Uma das grandes vantagens em reconhecer sua Cidadania Italiana é adquirir todos os direitos de um cidadão nascido na Itália, podendo viver verdadeiramente a origem de sua história.

 

Isso significa que não é necessário um visto de estudo para estudar em nenhum país que esteja inserido no Espaço Schengen. Isso abrange todos os países da União Europeia, mais Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.  

 

Entre os países mais procurados pelos novos cidadãos italianos, estão a própria Itália, Portugal e Inglaterra. Vamos falar sobre eles hoje!

 

Siga a leitura e entendam que é necessário para estudar nas melhores faculdades do mundo com seu passaporte europeu!

 

——

 

 

1.  Itália

 

Para ingressar em cursos de ensino superior na Itália como cidadão europeu, existem duas possibilidades: "Facoltà a numero aperto”, quando os cursos não possuem um limite de vagas, bastando matricular-se para iniciar os estudos; e "Facoltà a numero chiuso”, quando as vagas são restritas e é necessária a aprovação no "Accesso Programmato", semelhante aos vestibulares brasileiros. 

 

Desenvolver os estudos na Itália é uma oportunidade imperdível por diversos motivos: o país é riquíssimo culturalmente, existem diversas demandas para  pesquisa e intercâmbio e algumas das universidades estão entre as melhores do mundo. Isso sem considerar, é claro, a possibilidade de viver verdadeiramente a cultura dos seus antepassados.

 

1.1   Requisitos

 

As instituições de ensino solicitam a apresentação do diploma de segundo grau, a declaração de aprovação na prova do vestibular - quando necessário, e o histórico escolar.

 

É importante ressaltar que todos os documentos brasileiros deverão ser traduzidos por tradutor juramentado e apostilados conforme as regras do Apostilamento de Haia.

 

1.2 As melhores Universidades para estudar na Itália

 

 

A Itália possui inúmeras universidades, sendo a maioria delas concorridas,de excelente qualidade. Em alguns casos, são ofertados cursos gratuitos. Deacordo com a pesquisa TimesHigher Education, as melhores universidades italianasem 2021 foram:

 

1.     Università di Bologna;

2.     ScuolaSuperiore Sant’Anna;

3.     ScuolaNormale Superiore di Pisa;

4.     Universidade Sapienza de Roma;

5.     Universidade de Pádua.

 

1.3 A barreira da língua

 

A princípio, não é necessário falaritaliano para estudar na Itália,já que muitos cursos são oferecidos também em inglês. Nestecaso, será necessário apresentar um certificado de proficiência em inglês de,no mínimo, nível B2.

 

Caso sua dificuldade comas línguas seja grande, estudar em Portugal pode ser a melhor opção!

 

2. Portugal

 

Existem inúmeras vantagens em estudar em Portugalcom a dupla cidadania. Além da facilidade com o idioma, os preços praticadospara alunos europeus são consideravelmente mais baixos, especialmente paralicenciatura, mestrado integrado e mestrado.

 

Com a cidadania italiana, há também apossibilidade de concorrer a bolsas de apoios das faculdades direcionadas aestudantes em dificuldade financeira, assim como se candidatar para o curso deMedicina, restrito apenas a estudantes nacionais e europeus.

 

Buscar estudo em Portugal como cidadão italianoresulta em excelentes oportunidades para a vida acadêmica e para o currículoprofissional, com acúmulo de uma bagagem cultural de valor inestimável.

 

2.1 Requisitos

 

Ao pleitear uma vaga nas instituições de ensinosuperior em Portugal, os estudantes com nacionalidade europeia concorrem emigualdade de condições com os portugueses, realizando o Concurso Nacional deAcesso, uma espécie de vestibular unificado semelhante ao ENEM, que acontece anualmente, em junho. Para Mestrado eDoutorado, o processo é mais simples,bastando apresentar os documentos requeridos.

 

Diferente de cidadãosbrasileiros sem dupla cidadania, cidadãos italianos NÃO podem utilizar a notado ENEM para ingresso nas faculdades portuguesas.

 

2.2 As melhores Universidades para estudar em Portugal

 

Existem vários rankings de avaliação das Universidades portuguesas, com diferentes critérios. Normalmente são avaliadas a reputação acadêmica, como a instituição é vista pelos seus empregadores, número de citações da universidade em artigos científicos publicados, número de alunos estrangeiros e, é claro, qualidade de ensino.

 

O ranking desenvolvido pela Quacquarelli Symonds, um dos mais conceituados em nível internacional, avalia todos os anos as melhores universidades do mundo. Veja abaixo o Ranking de 2022:

 

1.   Universidade do Porto;

2.  Universidade de Lisboa;

3.  Universidade Nova de Lisboa;

4.  Universidade de Coimbra;

5.  Universidade do Minho;

6.  Universidade de Aveiro;

7.  Universidade Católica Portuguesa.

 

3. Inglaterra

 

A Inglaterra é um dos destinos mais populares entre aqueles que desejam estudar na Europa. Porém, depois do Brexit, que marcou a saída do país da União Europeia, algumas regras mudaram para cidadãos italianos que queiram estudar nas universidades inglesas.

 

3.1 Pós-Brexit

 

Após o Brexit, o Reino Unido deixou de pertencer à União Europeia. Portanto, o cidadão europeu que quiser ingressar na Grã-Bretanha, terá que apresentar o passaporte como os turistas dos demais países não europeus.

 

De forma geral, cidadãos europeus podem visitar o Reino Unido dentro da categoria de “Standard Visitor” para turismo, negócios, estudo e outras atividades autorizadas pelo governo.

 

No entanto, o prazo máximo para estadia no país é de seis meses. Caso planeje estender a sua estadia, será preciso emitir um visto específico para o estudo.

 

 

3.2 Requisitos

 

Os cidadãos com cidadania europeia que planejam estudar em cursos de idioma ou de nível superior no Reino Unido, superior a seis meses, deve:

 

•       Apresentar o visto de estudante;

•       Apresentar o certificado de nível de inglês;

•       Apresentar o comprovante da aprovação/vagano curso pretendido;

•       Comprovar ter condições de pagar pelo curso e se sustentar no país.

 

No entanto, aqueles que concluírem o curso de pós-graduação no Reino Unido a partir do verão de 2021, podem permanecer no país para trabalhar ou procurar emprego por até dois anos.

 

3.3 As melhores faculdades da Inglaterra

 

De acordo com o QS World University Rankings de2023, as melhores faculdades da Inglaterra são:

 

1.     Universidade de Cambridge;

2.     Universidade de Oxford;

3.     Universidade College London;

4.     University College London (UCL);

5.     Universidade de Edimburgo.

 

4. Aproveite as vantagens de sua Cidadania Italiana!

 

Agora que você já conhece as opções, requisitos e vantagens em estudar nos três países mais procurados pelos cidadãos europeus, considere agregar essa bagagem cultural à sua vida! Você pode ter uma experiência inesquecível nas melhores instituições do mundo. Viva a sua Cidadania!

 

Caso ainda não seja um cidadão italiano, conte conosco para ajudar você nesse processo de Reconhecimento!