Artigo

É possível obter cidadania italiana na Itália?

É possível obter cidadania italiana na Itália?

Se você quer entender melhor como funciona a cidadania italiana na Itália, esse é o artigo certo.

Existem três formas de tirar a sua cidadania e vamos explicá-las ao longo deste artigo para você analisar qual delas vale mais a pena.

Também abordaremos todo o passo a passo que você deve seguir para conseguir comprovar sua descendência e aproveitar todos os benefícios que o passaporte italiano proporciona.

Aproveite as nossas dicas e, se precisar de auxílio, nos contate – estamos à disposição para ajudar você com seu processo.

Vale a pena obter cidadania italiana na Itália?



Nossa primeira recomendação é que você analise se vale a pena viajar até outro país para fazer o seu processo e se essa é uma alternativa para você.

Decidir realizar seu processo de cidadania pela via administrativa acarreta a necessidade de viajar até a Itália para começar seu processo.

Essa escolha tem vantagens interessantes, entre elas está a rapidez com que o processo é concluído – a média de tempo de espera para essa conclusão é cerca de 6 meses. É preciso compreender, no entanto, que, durante esse tempo, é obrigatoriamente necessário que você esteja no país – período em que não é permitido trabalhar ou estudar na Itália.

Assim, se você não tem a flexibilidade necessária para morar na Itália por meio ano, essa pode não ser uma opção muito viável. Algumas pessoas não conseguem ficar tanto tempo longe do trabalho ou da família, enquanto outras pessoas podem não ter condições financeiras para estar na Itália por tanto tempo tendo.

Mesmo assim, não se desespere se você acabou de descobrir que não consegue tirar a cidadania italiana na Itália pela via administrativa, como acabamos de explicar.

Você ainda tem duas outras opções: pelo consulado ou por via judicial – por meio dessas você pode solicitar sua cidadania italiana no Brasil.

Cidadania pelo consulado no Brasil



A solicitação de cidadania pelos consulados no Brasil costuma ser a alternativa mais barata –  e, por isso, também a primeira opção da maioria das pessoas. Entretanto, ao ser analisado, o processo de solicitação de cidadania pelo consulado aponta para algumas desvantagens.  

A maior dessas desvantagens é o prazo de espera. Na maioria das vezes, o procedimento pelo consulado demora mais de 10 anos.

Esperar tanto tempo para começar a aproveitar os benefícios de ser um cidadão italiano é o que faz com que muitas pessoas recorram à via judicial, e é exatamente essa a opção mais recomendada.

Cidadania por via judicial



A cidadania por via judicial acontece quando você, estando no Brasil, contrata um advogado italiano para dar entrada nos papéis diretamente na Europa.

Essa alternativa pode ser positiva pois não exige que você viaje para a Itália em nenhum momento, pois o responsável pelo processo precisa ser um advogado que já se encontra em solo italiano.

Outra vantagem interessante é que esse processo de solicitação de cidadania por via judicial é muito mais rápido que o processo de solicitação de cidadania pelo consulado. Atualmente seu tempo médio de espera é de cerca de 2 anos.  

Você pode achar complicado encontrar e contratar, sem referências, um advogado que more na Itália. Entretanto, este é um espaço de boas notícias: a Simonato cuida de tudo isso para você.

A assessoria Simonato acompanha todo o procedimento do processo, desde a criação da árvore genealógica até as etapas finais que garantem a sua cidadania. Com isso, você não precisa se preocupar com nenhuma etapa burocrática, já que nós temos um time de advogados especialistas no assunto e presentes na Itália disponíveis para lhe representar durante todo seu processo.

Qual é o passo a passo para obter a cidadania?


Para esclarecer ainda mais como funciona a cidadania italiana, acompanhe o que você deve fazer para conseguir o seu passaporte europeu.

O primeiro passo é conversar com as pessoas mais velhas de sua família para encontrar informações acerca de seu antenato italiano. Foque em descobrir em qual cidade ele nasceu, você pode também baixar nosso ebook de pesquisa;

Crie sua árvore genealógica para entender de quais pessoas você precisará reunir as certidões que comprovam sua descendência italiana.

Faça o levantamento documental reunindo as certidões necessárias. Comece por você e reúna os documentos até chegar no cidadão italiano do qual você tem descendência. Nesse momento, reúna as certidões de nascimento, casamento e óbito no formato “inteiro teor digitado” – essa é a representação digital das certidões. Quando alcançar o seu antenato italiano, consiga também a certidão de não naturalização dele. Isso prova que ele não se tornou brasileiro.

Se você encontrar a cidade em que o seu antenato nasceu, pode seguir para o próximo passo: contratar alguém para buscar o documento italiano na Itália. Uma boa opção também é contratar uma assessoria para fazer a pesquisa genealógica a fim de descobrir onde nasceu o seu antenato.

Escolha um formato para solicitar sua cidadania. Este pode ser pelo consulado, por via judicial ou administrativa.

Monte sua pasta com todos os documentos reunidos nesse tempo. Vale a pena verificar se alguma certidão contém divergências que precisam ser corrigidas antes de serem apresentadas.

Dê entrada no processo e lembre-se de que cada via tem as suas próprias características e tempo médio de conclusão.

Conclusão



Avaliar se vale a pena obter cidadania italiana na Itália é muito importante. Explicamos, ao longo deste texto, os benefícios e desvantagens dessa opção. Assim, você pôde analisar se essa é uma boa alternativa para você.

Ainda vale ressaltar que, ao analisarmos o custo-benefício, a via judicial costuma ser a melhor opção. Ela permite que você tenha auxílio em todo o processo, com a ajuda de uma assessoria, sem precisar viajar para a Itália em nenhum momento – isso com um prazo médio de conclusão do processo em 2 anos.

Identifique a melhor alternativa para você, aproveite as dicas dadas ao longo deste texto e comece a montar a sua árvore genealógica para a entrada em cidadania italiana.