Dia das Mães na Itália: conheça tudo sobre a data!
O Dia das Mães - ou “Festa della mamma" na Itália - é celebrado com muito entusiasmo pelas famílias de todo o país. A figura materna é muito importante para a cultura italiana e é justamente por isso que existem algumas tradições, comidas típicas e presentes específicos dessa data.
—
1. Quando é o Dia das Mães na Itália?
Na Itália, o Dia das Mães é um feriado nacional comemorado no segundo domingo de maio, assim como no Brasil e em outras partes do mundo.
2. Como é comemorado o Dia das Mães na Itália?
Ainda que a função da mamma nas famílias tenha mudado muito com o passar dos anos, as mães continuam representando os pilares da família e da sociedade da Itália. Os italianos são muito apegados às próprias mães e avós desde crianças até a idade adulta., inclusive é muito comum ver adultos morando com as próprias mães por escolha pessoal.
A figura materna é também associada à Madonna (Nossa Senhora), muito importante para os italianos, especialmente no sul da Itália, fazendo com que a festa também assuma uma importância ainda maior, relacionada ao contexto religioso.
Por toda essa importância, o Dia das Mães na Itália é tão celebrado como outras festas muito conhecidas, como o Natal.
3. O almoço de Dia das Mães
Assim como na Páscoa, o Dia das Mães na Itália é uma festa muito caseira e familiar. Normalmente, as famílias se reúnem para um almoço especial e apreciam deliciosas comidas e bebidas juntos.
É comum que restaurantes da Itália preparem menus especiais com pratos típicos para o almoço de Dia das Mães. Além disso, como a festa é sempre comemorada na primavera, também é normal encontrar diversas famílias almoçando ao ar livre em parques e praças, aproveitando o sol e as temperaturas amenas da época.
O menu varia muito de acordo com a região da Itália. Podem ser servidos diversos tipos de pratos, como as famosas massas, carnes e também frutos do mar.
É claro que os doces italianos também fazem parte da festa. É comum que os filhos e netos preparem e levem para as casas das mães ou avós algum tipo de doce - como o tiramisù, ou uma torta deliciosa.
4. Flores para as mães
Normalmente, as mães recebem rosas vermelhas, enquanto as rosas brancas são levadas aos cemitérios para celebrar a memória daquelas que já se foram.
Os itens artesanais, principalmente do sul do país, possuem um lugar de destaque quando o assunto são os presentes dessa data tão especial.
5. Eventos no Dia das Mães
Muitas cidades italianas organizam eventos, desfiles e festas nas praças públicas. Acessando o site da prefeitura da cidade do seu interesse, é possível descobrir a programação.
Sendo o berço do catolicismo, é esperado que o Dia das mães também seja marcado por aspectos religiosos. De fato, os italianos possuem o hábito de ir à Igreja na parte da manhã para a celebração da missa em homenagem às mães.
6. Como tudo começou
O Dia das Mães na Itália foi comemorado pela primeira vez durante o Fascismo, no ano de 1933. Nesse ano, a festa foi celebrada no dia 24 de dezembro com o nome de “Dia da mãe e da criança” (Giornata della madre e del fanciullo).
Porém, o Dia das Mães como conhecemos hoje passou a ser comemorado no ano de 1958, quando foi instituído como feriado nacional durante o governo do presidente Giovanni Gronchi. Na ocasião, o Senado aprovou um projeto de lei que previa a comemoração da data todos os anos no dia 8 de maio.
Foi somente no ano de 2000 que o Dia das Mães na Itália se tornou uma data móvel e passou a ser comemorado anualmente no segundo domingo de maio, como acontece até os dias de hoje.
E agora? Está pronto para comemorar a festa della mamma na Itália?