Como preparar soda italiana – experimente e se surpreenda
A soda italiana é uma bebida simples e fantástica. Ela pode ser feita até com xarope de maçã verde. Saiba como preparar vários tipos de soda e não passe calor no verão!
O que é a soda italiana
A soda italiana é uma bebida preparada a partir da combinação de água com gás e xarope saborizado ou de frutas. Os sabores podem ser vários e, por isso, a bebida se torna tão interessante e versátil. Geralmente, ela é mais saudável que os refrigerantes, apesar de se assemelhar bastante com eles.
CTA: Você planeja uma viagem para a Itália? – Saiba o que não fazer
Como preparar a soda italiana
O preparo dessa bebida é muito simples. Vamos supor que você queira uma soda italiana de morango. Esses são os ingredientes:
- 50ml de xarope de morango;
- 3 (três) cubos de gelo;
- 500 ml de água com gás.
Você deve preparar da seguinte forma:
- Coloque o xarope de morango no copo;
- Adicione os cubos de gelo;
- Adicione a água com gás até encher o copo ou obter a quantidade que deseja consumir;
- Mexa tudo em uma coqueteleira para servir em seguida.
Você pode fazer esse mesmo processo com qualquer outro sabor – nesses casos, você irá modificar apenas o sabor do xarope. Assim, o restante da receita permanece inalterada.
A bebida é muito prática para ser realizada e, como visto, fica uma delícia.
Como fazer o xarope usado na soda italiana
Como dito, o modo mais usual pelo qual é feita a soda italiana consiste no uso de xarope, seja de frutas ou de outras iguarias doces. Contudo, muitas pessoas ainda não têm costume e nem utilizam o xarope em seu cotidiano.
Na verdade, para preparar o xarope, são utilizados passos bem simples. A receita também não demanda muitos insumos.
Por exemplo, é possível preparar o xarope de morango da seguinte forma.
Ingredientes:
- 500g de morangos picados;
- 1 xícara de açúcar;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Coloque o açúcar e a água em uma panela e ligue em fogo médio, misturando sempre os dois ingredientes. Não tente ir muito rápido, pois o açúcar pode caramelizar.
Espere até que o açúcar dissolva bem na água. Em seguida, coloque o morango e aumente um pouco a intensidade do fogo. Deixe cozinhar por cerca de dez minutos. Depois disso, você pode coar o xarope e guardá-lo para utilizar em suas receitas.
É importante ressaltar que tal receita e modo de preparo servem para a maioria dos xaropes. Com isso, é preciso mudar apenas a fruta ou o saborizante que será utilizado.
Preparando a soda italiana com frutas naturais
Além da opção que utiliza o xarope, também é possível fazer soda italiana usando as frutas naturais que você tiver em sua geladeira.
Explicaremos melhor as opções com melancia e maracujá, mas você também pode fazer soda italiana de maçã verde ou outro sabor que preferir. Algumas das opções possíveis são as seguintes:
Soda italiana de melancia
Ingredientes:
- Água com gás;
- Gelo;
- Melancia (quantidade de uma xícara);
- Açúcar a gosto.
Modo de preparo:
Adicione a melancia (antes retire as sementes) em um liquidificador. Bata bem até que a mistura vire algo como um suco ou um extrato.
Posteriormente, adicione a mistura em um copo. Agregue gelo. Em seguida, adicione água com gás até encher o recipiente e completar o copo.
Caso prefira, coloque um pouco de açúcar. Aproveite uma bebida deliciosa!
Soda italiana de maracujá
Ingredientes:
- Água com gás;
- Gelo;
- Polpa de maracujá;
- Açúcar a gosto.
Modo de preparo:
Bata a polpa de maracujá no liquidificador com água suficiente para formar um suco ou extrato cremoso ou líquido. Nesta etapa você pode adicionar açúcar a seu gosto.
Adicione a mistura a um copo com gelo e misture a água com gás até encher o recipiente. Está pronta a soda italiana de maracujá. Essa é de dar água na boca.
Sabores de soda italiana
Os sabores possíveis de soda italiana são inúmeros. As pessoas utilizam xarope de frutas como limão, uva, morango, abacaxi, maçã, groselha, melancia. Ainda assim, é possível encontrar outros sabores, como tangerina, laranja, maçã verde, pêssego, açaí, cacau, goiaba, melão, maracujá, graviola, banana e outros.
Também são utilizados saborizantes de diversos tipos, entre eles, os mais comuns são os sabores de sobremesas: pudim, brigadeiro, bolo, mousse, bombom, iogurte, pavê, romeu e julieta, sorvete e chocolate.
Há também as versões voltadas ao público adulto, que levam álcool em sua mistura.
Realmente, existe uma infinidade de sabores que possibilitam diversificar a soda italiana e tornam essa bebida uma experiência única a cada novo preparo.
Origem da soda italiana
Conta-se que a soda italiana nasceu da criatividade de imigrantes italianos nos Estados Unidos, principalmente dos imigrantes Ezilda e Rinaldo Torre. Eles eram provenientes da região da Toscana e migraram à Califórnia.
Devido ao grande calor, que é comum no estado da Califórnia, os imigrantes italianos pensaram em uma bebida simples, econômica e que pudesse refrescar a temperatura.
Diante do enorme sucesso alcançado, a bebida foi tomando grandes proporções. Assim, passou a ser feita em indústrias e produzida em maiores escalas por volta de 1925, com o nome de soda italiana.
Soda italiana: uma boa opção de bebida?
Sem dúvidas, a soda italiana é uma bebida muito interessante. Simples e ao mesmo tempo cheia de possibilidades e sabores. Ela ainda não é tão popular no Brasil como outros tipos de bebidas gaseificadas e refrigerantes. Entretanto, sem dúvidas possui potencial de ser cada vez mais apreciada pelos brasileiros.
O Brasil é um país bastante quente, bem como um território de muitas praias. A soda italiana é uma bebida refrescante e que pode cair cada vez mais no gosto da população brasileira. Bebida deliciosa, diversificada e barata, a soda italiana está na lista de boa opção de líquidos para aproveitar o verão.
Os italianos e os brasileiros possuem muitos pontos convergentes no que se refere à gastronomia. Muitos pratos italianos doces e principalmente salgados fazem parte do hábito alimentar no Brasil. Quanto às bebidas, é possível que a soda italiana alcance cada vez mais destaque no país.
Como visto, o preparo da soda italiana é simples e os ingredientes utilizados não são tão caros. Portanto, é possível fazer a bebida em casa e aproveitá-la em diferentes ocasiões. Ela pode ser refrescante nas épocas mais quentes e proporcionar um sabor mais marcante em um jantar à noite. Experimente e se surpreenda!