Documentos necessários
Após a decisão de dar início ao processo de Cidadania Italiana, o primeiro passo é conversar com seus familiares, para conhecer sua história, obtendo informações sobre o seu antenato e toda a linha de descendência.
Depois de descobrir qual o parentesco do seu antenato italiano em relação a você, é hora de buscar, para cada pessoa envolvida nessa linha de descendência, os documentos necessários, que são:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito*.
* É importante ressaltar que a certidão de óbito não é obrigatória. Caso não seja encontrada, sua falta não impede que o processo siga adiante.
Para dar início ao processo de montagem e estruturação da sua pasta, todas as certidões devem estar em inteiro teor. É possível solicitar este formato em qualquer cartório brasileiro.
Como encontrar os documentos
A maneira mais eficiente para iniciar a busca pelos documentos é partir de você.
Como as certidões costumam trazer informações relacionadas às anteriores, torna-se possível seguir em direção ao seu antenato, geração por geração.
Por exemplo, na sua certidão de nascimento, encontram-se as cidades de nascimento de seus pais. Na certidão de seus pais, estarão as informações de nascimento de seus avós, e assim por diante, até seu antenato.
Sabendo o local de nascimento, é possível entrar em contato com o cartório e solicitar o documento.
Sabemos que é possível que haja dificuldade em encontrar as certidões mais antigas, o que é natural. Antes de recorrer a um serviço profissional, conheça sites que facilitam essa busca:
1) My Heritage
O My Heritage é uma plataforma de genealogia online, que permite aos usuários montar suas árvores genealógicas. Dentre as várias funções disponíveis, é possível adicionar e visualizar fotos, além de pesquisar 9 bilhões de registros históricos globais.
O Family Search é uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada a ajudar as pessoas a descobrir sua história familiar.
É importante ressaltar que documentos muito antigos podem não ser encontrados em cartórios, já que o Registro Civil como obrigatoriedade foi instituído apenas em 1891.
Se, por ventura, alguém de sua linhagem tenha nascido ou se casado antes desta data, é muito provável que exista apenas o registro religioso, que pode ser encontrado através das paróquias.
Caso todas essas opções sejam falhas para encontrar suas certidões, não se desespere! Basta contratar umaPesquisa Genealógica.
A boa notícia é que este serviço é oferecido pela Simonato! Temos profissionais experientes, com dedicação exclusiva à busca de documentos! Entre em contato conosco para iniciarmos seu processo de busca o que permitirá dar seguimento ao reconhecimento de sua cidadania!