Cidadania Italiana: Você conhece as 3 opções para entrar com seu processo?
Existem 3 formatos básicos de processo para reconhecer a cidadania italiana. São eles:
1) Via Consulado 2) Administrativo 3) Judicial
Os três têm em comum a primeira fase: localização dos documentos necessários, digitação das certidões de inteiro teor, análise e retificação dos documentos, tradução e apostilamento.
Vamos entender as características básicas de cada um deles:
1. Reconhecimento de cidadania via Consulado
Nesse processo, você localiza o Consulado Italiano mais próximo, se inscreve, entra na fila e aguarda ser chamado.
Vantagem: É o processo mais barato, já que você não precisa se ausentar do país mantendo sua vida normalmente e pagando apenas a taxa do consulado, algo em torno de 300 euros.
Desvantagem: Ele não garante o direito ao reconhecimento da cidadania caso haja alguma mudança na lei, mesmo já estando na fila. O tempo de espera pode ser de 6 a 21 anos.
Se você não tem pressa, tem tempo para esperar, e deseja correr o risco das mudanças que prevê o direito a cidadania italiana esse é o formato ideal para você.
2. Processo administrativo
Nesse processo, você precisa interromper sua vida no Brasil, deixar seus estudos e morar na Itália durante todo o processo de cidadania italiana.
Vantagem: É a forma mais rápida, com estimativa de 04 a 06 meses para se tornar um cidadão europeu.
Desvantagem: é o processo mais caro, já que existem custos com assessoria, passagens e alimentação, além de todos os gastos necessários durante a estadia na Itália, em euros.
Logo, se você tem pressa, disponibilidade para morar fora do Brasil por um período e condições financeiras, esse pode ser o melhor processo para você.
3. Via Judicial
Há algum tempo, o processo via tribunal era aplicado apenas em casos onde a linha de descendência esbarrava na lei de 1948.
Hoje, porém, o tribunal se estende a todos os formatos de processos, incluindo aqueles que chamamos de reconhecimento de cidadania italiana contra as filas dos consulados.
Esse processo é feito através de um advogado italiano, que peticiona uma ação nos tribunais e faz com que o direito previsto na lei italiana seja cumprido dentro do prazo legal de 730 dias, tornando você um cidadão europeu em um prazo máximo de 2 anos.
Vantagens: Não é necessário sair de casa, processo pode ser feito em grupo familiar, a Simonato parcela o processo em até 24 vezes sem juros e você se torna cidadão europeu em, no máximo, 2 anos.
Desvantagem: Há uma ansiedade normal durante o período do processo!
Ficaram claras as possibilidades para o reconhecimento da sua Cidadania?