A cidadania italiana via judicial é uma alternativa mais prática se comparada à administrativa e evita a espera nas longas filas dos consulados italianos no Brasil.
Com filas de espera que ultrapassam 10 anos de espera, fazer o reconhecimento da cidadania italiana através de consulados italianos no Brasil é cada vez menos vantajoso, principalmente agora que a pandemia impôs uma mudança significativa no fluxo dos processos administrativos, agravando o cenário. Por estas razões, a cidadania italiana via judicial surge como a opção mais ágil e acessível para os ítalo-descendentes.
Nesse texto, vamos abordar:
· O que é a cidadania italiana via judicial?
· Quem pode recorrer a este formato?
· Como funciona seu passo a passo?
· Informações sobre prazos e documentos necessários para o processo.
Se interessou? Continue a leitura!
O que é a cidadania italiana via judicial?
Na Itália, a legislação que define quem tem direito à cidadania italiana segue o princípio do "direito de sangue", ou seja, se a pessoa é descendente de italianos, tem direito de fazer o reconhecimento à cidadania, sem limite de gerações.
Esse consentimento é assegurado pela Constituição Italiana de 1947. Nos anos de 1990 e 1994 foram adicionados dois artigos que facilitam o acesso ao reconhecimento dos ítalo-descendentes. Os artigos 2 e 4 da Constituição preveem que o prazo para a conclusão do processo de cidadania deve ser de, no máximo, 730 dias a partir da data do pedido de protocolo. No entanto, a realidade com a qual nos deparamos nos consulados italianos de SP, PR, RS e DF é muito diferente. As filas são tão grandes que os prazos podem passar de 10 anos e isso, de acordo com a lei italiana, é ilegal. Portanto, o formato da cidadania italiana via judicial é uma ferramenta que a lei oferece para você garantir o seu direito constitucional.
Quem pode recorrer à cidadania italiana via judicial?
Podem recorrer judicialmente todos os maiores de idade que consigam comprovar legalmente sua descendência italiana. Se esse ponto ainda é uma dúvida para você, recomendo a leitura do nosso artigo "Quem tem direito à cidadania italiana?", onde explico com detalhes o direito de sangue e as exceções que podem impedir seu reconhecimento. Se esse não é o seu caso, continue a leitura!
Como funciona o processo?
Com a Simonato, o processo de cidadania italiana via judicial funciona da seguinte forma:
1. Reunião e análise de documentos;
2. Retificações e emissão de novas certidões;
3. Traduções e apostilamentos.
Esses passos são cruciais para o sucesso do processo e, por essa razão, dedicamos muita atenção e cuidado para que a documentação chegue impecável aos Tribunais Italianos.
Para que seja possível a cidadania via judicial, é necessário estar na fila do consulado. A segunda parte do processo segue da seguinte forma:
4. É dada entrada no consulado responsável pela sua cidade aqui no Brasil;
5. Com a posição definida na fila do consulado, conseguimos provar que a sua espera será certamente superior ao tempo de 730 dias, o que possibilita ingressar com o pedido pelo Tribunal de Roma.
6. Na Itália, nossos advogados entram com a ação judicial nos Tribunais Italianos;
7. Uma vez que a sentença é dada, as certidões são transcritas no Comune;
8. Com as certidões em mãos, é a hora de realizar a inscrição no AIRE e solicitar seu passaporteItaliano.
Veja mais detalhes do processo de cidadania italiana via judicial no vídeo abaixo:
Cidadania italiana via administrativa ou via judicial?
Muitos clientes ainda têm dúvidas sobre os formatos de reconhecimento da cidadania italiana.
Na Cidadania Italiana via Administrativa, o requerente vai para a Itália e faz seu processo todo lá. O prazo final varia de 3 a 6 meses.
Já no processo de cidadania via judicial, o requerente não precisa ir para a Itália, pois é representado pelos advogados. A partir do momento em que a pasta de documentos é protocolada em Roma, inicia-se um prazo de até 24 meses para a conclusão. De modo geral, nossos processos têm sido em uma média de 18 meses.
Confira nossos vídeos sobre a cidadania italiana via judicial
Ficou com alguma dúvida, ou quer saber mais sobre a cidadania italiana via judicial? Preparamos uma playlist completa com todos os vídeos do nosso canal no YouTube. Lá você vai encontrar:
· Cidadania Italiana Judicial: ComoFunciona? Quanto tempo? Entenda!
· Quais são os documentos necessários para tirar a CidadaniaJudicial?
· Como saber se é seguro reconhecer a Cidadania Italiana Judicial?
· Cidadania Italiana Judicial - Todos os documentos necessários
· Vantagens do processo judicial paterno - Via Roma, sem ir para Itália e em grupo
Como a Cidadania Italiana Simonato pode te ajudar?
Estamos no Mercado há mais de sete anos, a Simonato Cidadania já ajudou centenas de pessoas a realizarem o sonho do reconhecimento da cidadania italiana.
Nossa equipe conta com profissionais experientes no Brasil e na Itália, prontos para oferecer assistência completa em todos os passos dos processos judicial e administrativo.
Nossos orçamentos são personalizados e incluem todos os gastos do processo. Ou seja, você não paga nem um real além do estabelecido em contrato!
Quer dar início ao seu processo de cidadania italiana via judicial? Clique aqui e fale comigo por WhatsApp.