Artigo

Cidadania Italiana: Como iniciar seu processo?

Cidadania italiana: como iniciar seu processo?

A cidadania italiana está entre as mais desejadas pelos brasileiros que querem obter dupla nacionalidade. Devido a grande procura, existem muitas dúvidas sobre como funciona seu reconhecimento. 

Pensando nisso, elaboramos esta postagem, para explicar como funciona e como iniciar o processo de cidadania italiana. Confira!

Por que reconhecer sua cidadania italiana?

Um dos principais fatores que leva um descendente italiano a desejar fazer o seu reconhecimento é querer, de fato, ser um cidadão italiano. 
 

Isso acontece porque, normalmente, esse reconhecimento é carregado de história familiar, onde se atrelam memórias afetivas criadas durante os encontros familiares e que, muitas vezes, são contadas por nossos avós. Desta forma, nasce o sentimento e o desejo de buscar a cidadania italiana.

Além disso, os benefícios deste reconhecimento de cidadania italiana são imensuráveis. Podemos citar, inicialmente, o passaporte europeu, a facilidade de viajar por vários países do mundo sem ter a necessidade de visto, estudar na Europa de forma gratuita, viver no continente com a segurança que os países do bloco europeu proporcionam, além de ter saúde pública gratuita. 

Somado a isso, o reconhecimento da cidadania italiana também permite diversos outros benefícios, dentre eles:

  • Permite financiar imóveis com juros baixos (3% ao ano);
  • Promove cidadania italiana aos seus descendentes;
  • Oportunidade de trabalho em um país estrangeiro.

Diante de tantos benefícios maravilhosos e sabendo que a descendência italiana é um direito de sangue, informaremos abaixo os documentos e formatos em que se pode realizar esse reconhecimento de cidadania italiana.


Quais os documentos necessários para se obter a cidadania italiana?

Apesar de se imaginar que conseguir esses documentos é algo muito fora da nossa realidade, nós podemos garantir que é possível conseguir reunir as certidões para se iniciar o processo de reconhecimento de cidadania italiana. 

Podemos afirmar também que existem profissionais no mercado que se dedicam a auxiliar aqueles que desejam fazer o reconhecimento. 

Os documentos que precisam ser localizados para a montagem da pasta de documentos são:

  • Certidão de nascimento ou batismo do antenato italiano;
  • Certidões de nascimento de toda a linha descendente que conecta o descendente ao seu italiano;
  • Certidão de casamento de todos os descendentes que conecta o descendente ao seu italiano;
  • Certidões de óbito do antenato italiano (se houver);
  • Certidão negativa de naturalização do antenato italiano;

Quais são os formatos de processo para se fazer o reconhecimento da cidadania italiana?

Existem 3 formatos para que o descendente de italiano possa reconhecer a sua cidadania italiana:

  • Cidadania italiana administrativa ou diretamente na Itália;
  • Cidadania italiana via consulado;
  • Cidadania italiana via judicial através dos tribunais italianos de competência.

Cidadania italiana administrativa

Na hipótese do interessado ter urgência e disponibilidade, o reconhecimento de cidadania  via processo administrativo na Itália é o mais indicado. Nesta modalidade, é preciso que o requerente providencie e adeque toda a documentação, e tenha disponibilidade para residir na Itália durante o período do processo de reconhecimento de cidadania italiana.

Desta maneira, antes de iniciar o processo, o candidato deve começar escolhendo uma empresa de assessoria de reconhecimento para cidadania italiana.

Neste sentido, a Simonato poderá te auxiliar do começo até o fim,  fazendo a pesquisa genealógica, a montagem da pasta, analisando os documentos , fazendo a retificação dos documentos, traduções e apostilamento dos documentos, a fim de viabilizar o reconhecimento da cidadania italiana.

No mais, ao embarcar para a Itália, a Simonato presta todo o suporte ao cliente, desde aguardar por ele(a) no aeroporto e cuidar de sua acomodação até a conclusão com êxito do reconhecimento.

Precisamos deixar claro que, neste formato, é obrigatório residir na Itália. Como nem todos os que desejam o reconhecimento da cidadania italiana podem fazer isso, existem outras opções para quem não tem disponibilidade de residir na Itália.


Falaremos abaixo sobre o formato mais barato para se obter o reconhecimento, porém, se atente no tempo que este formato pode durar.

Cidadania italiana via consulado

A cidadania italiana via consulado é a opção de menor investimento (em média, 300 euros), no entanto, a mais demorada. 

Para realizar o reconhecimento da cidadania italiana via consulado, é necessário ingressar na fila dos consulados e aguardar ser chamado, para que os documentos possam passar pela avaliação do cônsul. Depois disso, pode ser reconhecido como cidadão italiano. Porém, o tempo de espera na fila pode levar anos.

Uma vez convocado, o interessado deve apresentar a documentação para análise e posterior reconhecimento. 


Cidadania italiana via ação judicial

Para aqueles que procuram por um processo de cidadania italiana mais ágil e sem sair do Brasil, o reconhecimento por meio de ação judicial é a ideal. Nesta ocasião, a cidadania pode ser feita para a linha paterna e para a linha materna.

Inclusive, a partir de junho deste ano, a referida modalidade sofreu algumas modificações, no qual permitirá que o processo seja ainda mais rápido, conforme explicamos no vídeo a seguir:

Quais são as etapas do processo de reconhecimento da cidadania italiana via judicial?

  1. Fase Brasil - Preparação da pasta de documentos

A primeira providência é localizar as certidões e, a partir daí, contratar uma empresa para cuidar de todos os passos que requerem a montagem da pasta. 

Com os documentos em mãos, inicia-se uma análise para corrigir os equívocos que foram registrados nas certidões no decorrer das gerações. Após isso, serão emitidas novas certidões com as devidas retificações, traduções e apostila de Haia.

  1. Fase Itália - Envio da pasta pronta para a Itália

Com a pasta pronta, é hora de ingressar com a ação nos tribunais competentes italianos. Para isso, é necessário ter um advogado italiano para realizar tal feito.

Com a contratação do advogado que vai representar o descendente italiano no tribunal, este irá protocolar o processo para que um juiz italiano recolha a ação e analise o pedido que será julgado posteriormente.
 

Com a sentença julgada procedente e transitada em julgado, é hora de solicitar ao comune de nascimento do italiano, as transcrições das certidões de nascimento e casamento dos requerentes e as de nascimento dos filhos menores dos requerentes. 

Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, fique à vontade para entrar em contato conosco. E se você se interessa por esse assunto, continue acompanhando o nosso blog e inscreva-se no nosso canal do Youtube.

Conheça o nosso canal e tire suas dúvidas sobre o processo de cidadania - Ver vídeos
 

A Simonato está sempre pronta para te ajudar!