Artigo

Árvore Genealógica Italiana: 4 dicas para montar a sua

Conhecendo sua árvore genealógica, é possível definir o caminho entre você e seus antepassados italianos. Esse vínculo é fundamental para comprovar o direito ao reconhecimento da cidadania, já que atesta sua ligação sanguínea.

São inúmeras as pessoas que nos contatam diariamente, acreditando serem descendentes de italianos. No entanto, por diferentes circunstâncias, algumas não estão certas do parentesco ou não sabem como prová-lo.

Se você se encaixa em um desses casos, conheça uma ferramenta útil e definitiva para esclarecer sua dúvida: a árvore genealógica italiana.

O que é uma árvore genealógica italiana?

o que é uma árvore genealógica

A Genealogia é a ciência responsável por estudar a origem de um indivíduo, mapeando e resgatando seu histórico familiar. O formato de árvore é amplamente utilizado por ser prático e facilitar o entendimento. Sendo assim, a árvore genealógica italiana foca em parentes que têm alguma relação com sua cidadania italiana e facilita a organização e localização de informações como nascimento, casamento e óbito de antepassados.

Como montar a sua árvore genealógica italiana

1. Liste os nomes

O primeiro passo é identificar a qual lado da família pertence seu antenato italiano. Feito isso, liste os nomes, começando pelo seu. Por exemplo: suponha que seu italiano seja o bisavô por parte de pai. Liste seu nome, os dos seus pais, dos seus avós paternos e então, do seu bisavô.

2. Defina as informações que você precisa

De acordo com a lei italiana, a cidadania se transmite por sangue. Logo, para provar seu direito ao reconhecimento, você precisa de documentos que registrem o laço sanguíneo de cada um dos membros familiares presentes na lista de nomes feita por você. São eles:

 

·       Nome completo;

·       Data de nascimento;

·       Data de casamento(quando houver);

·       Data de óbito (quando houver).

 

A diferença de gerações pode dificultar muito a localização dos documentos.Com paciência e organização, comece de trás para frente.Ou seja, reúna primeiro todos os seus documentos, solicitando a emissão no formato 'inteiro teor' (possui todos os dados constantes no livro em que foi feito o registro). Em seguida, passe para os dos seus pais, depois dos seus avós e assim por diante, até chegar no antenato italiano.

Leia também: Quem tem direito à cidadania italiana?

3. Converse com parentes sobre seus antepassados

Montar a sua árvore genealógica italiana fica muito mais fácil quando você conta com a ajuda de parentes. Marque uma visita aos seus tios, primos e avós que conhecem mais sobre a história da família e investigue a sua ligação. No meu caso, contar com a ajuda da minha tia foi fundamental para o processo de cidadania. Então, se você tem essa vantagem, não fique com preguiça! Reserve algumas horas para revirar baús antigos e remontar o seu histórico familiar. Tenho certeza de que vai ser de grande ajuda!

Cidadania italiana: como saber se você é descendente?

4. Complete sua árvore genealógica italiana

Depois de reunir todos esses dados vem a parte fácil: organizá-los na árvore genealógica.

Dificuldades em localizar os documentos

Caso você esteja enfrentando dificuldades na busca por documentos do seu antenato italiano, confira as dicas que separei para você:

Sites para utilizar na sua pesquisa genealógica

Antes de investir em um profissional, nós aconselhamos que você faça o que estiver ao seu alcance para avançar na pesquisa genealógica. Isso porque, em alguns casos, algumas buscas online bastam para localizar as informações necessárias, eliminando um gasto da sua lista. Confira aqui alguns dos sites que eu recomendo para meus clientes:

My Heritage

My Heritage é uma plataforma de genealogia online que permite aos usuários montarem suas árvores genealógicas. Dentre as várias funções disponíveis, é possível adicionar e visualizar fotos, além de pesquisar 9 bilhões de registros históricos globais.

Family search

O FamilySearch é um site sem fins lucrativos que oferece registros genealógicos.

Arquivos e registros de imigrantes

O registro de entrada e saída de imigrantes é feito há muito tempo e as informações são armazenadas em arquivos do estado pelo qual a pessoa chegou no Brasil. Clicando aqui você consegue acessar uma lista de links importantes como, por exemplo, o Museu do Imigrante e os Arquivos de Imigrantes em São Paulo.

Não consigo montar a minha árvore genealógica italiana, e agora?

Caso você esteja tentando construir sua árvore sem sucesso, é a hora de contratar ajuda profissional. Na Cidadania Italiana Simonato contamos com o apoio de profissionais especializados em pesquisa genealógica e busca de documentos. Além disso, todas as nossas buscas são feitas no formato apostilado, entregando ao cliente um documento válido, que pode ser usado nas retificações necessárias do processo.

 

Vamos começar o processo de busca pelos seus documentos? Clique aqui e converse comigo pelo WhatsApp.