Ainda dá tempo de tirar cidadania italiana em 2023?
1 – A força do passaporte italiano: um dos melhores do mundo.
No ano de 2021, o passaporte italiano foi eleito o terceiro melhor do mundo, de acordo com o ranking Henley Passport Index, subindo uma posição em relação ao resultado de 2020.
O passaporte permite a entrada em 188 países sem a necessidade de um visto de turismo. Além disso, o portador não pega filas em nenhum lugar do mundo.
O primeiro lugar é da Alemanha. Finlândia, Espanha e Suíça estão empatados em segundo e Suécia, Bélgica, Áustria, Noruega e Irlanda dividem o terceiro lugar com a Itália.
2 – Estudar na Europa
Na União Europeia, a educação é vista como uma questão primordial, pois aprimora as competências para que os cidadãos busquem oportunidades frente à crescente concorrência internacional.
A maior parte das universidades e escolas da Europa tem preços diferenciados para europeus e, sendo um cidadão italiano, você recebe os mesmos benefícios.
3 – Trabalhar legalmente em qualquer país da União Europeia
O cidadão que possui a cidadania italiana não precisa de visto especial para trabalhar legalmente em nenhum país que faça parte da União Europeia, o que dá a possibilidade de aplicar tanto para vagas brasileiras como europeias. Para quem tem fluência em italiano, também existe a possibilidade de prestar concurso público na Itália. Os benefícios se estendem para filhos e cônjuge.
4 – Direito à saúde pública italiana
No sistema de saúde italiano (chamado de Sistema Sanitario Nazionale) é possível receber cuidados médicos de primeiríssimo mundo. A princípio, os hospitais perto de grandes centros urbanos são melhores. Mas, em geral, o sistema de saúde é acessível e de ótima qualidade. Em 2019, ficou entre os 10 melhores do mundo, de acordo com estudo publicado pela revista The Lancet Public Health .
5 – Aposentadoria na Itália
Existe um acordo bilateral entre as previdências do Brasil e da Itália. Portanto, um brasileiro pode se aposentar em território italiano somando o tempo de contribuição nos dois países e o tempo de contribuição no INSS não é perdido.
6 – Transmissão da cidadania aos descendentes
A cidadania italiana é transmitida pelo conceito Iure Sanguinis. Isso significa que a partir do momento em que nasce o filho de um italiano, este já é considerado um italiano. Isso não é válido apenas na Itália, mas em todo o mundo. No futuro, a ascendência será comprovada de maneira muito mais simples, já que não precisarão apresentar documentos de outro familiar. É uma herança deixada para as futuras gerações.
7 – Residir em qualquer um dos países da União Europeia
Como um cidadão italiano, você terá o direito de morar legalmente em qualquer um dos 27 países da União Europeia, com os direitos de um cidadão europeu, incluindo benefícios como auxílio-desemprego, por exemplo.
8 – Visto de trabalho para a Austrália e Nova Zelândia
Italianos entre 18 e 30 anos podem requerer um visto chamado Working Holiday Visa com a finalidade de trabalho em tempo integral na Australia e Nova Zelândia. Com ele é permitida a permanência no país pelo período de até 1 ano, com possibilidade de prorrogação, assim como entrar e sair do país quantas vezes quiser durante sua validade. A Nova Zelândia também oferece opções migratórias semelhantes para quem tem passaporte europeu, e quer morar no país.
9 – Menos dinheiro para se tornar um investidor nos EUA
Uma vez portador do passaporte italiano, o valor de investimento mínimo nos Estados Unidos é muito menor. Enquanto um brasileiro precisa apresentar um plano de negócios com investimentos mínimos de 500 mil dólares, o cidadão italiano precisa declarar apenas 100 mil dólares.
10 – Facilidade de acesso aos Estados Unidos e Canadá
Embora a nacionalidade italiana dê direito a trabalhar, residir e estudar na União Europeia, ainda não concede os mesmos direitos nos Estados Unidos e Canadá. Contudo, a boa notícia é que o indivíduo com dupla cidadania italiana não precisa de visto de turismo para entrar nesses países.
Além disso, quem possuir o passaporte italiano eletrônico não tem a obrigação de obter visto de permanência para ficar por até 90 dias em viagens de lazer ou negócios nos dois países. Para brasileiros que não possuem este privilégio, o caminho é muito mais longo, custoso e burocrático.
A obtenção da cidadania italiana é bastante burocrática e exige uma detalhada comprovação de descendência italiana. No entanto, as regalias compensam todo o tempo gasto para adquiri-la.
Com a dupla cidadania italiana, as fronteiras diminuem e as oportunidades se intensificam – sem prazo de validade.
Se você tem parentes italianos, não perca a chance de obter sua dupla cidadania ainda em 2023!
Fale conosco ainda hoje para iniciar seu processo de reconhecimento!