Artigo

A cidadania italiana via paterna é a melhor opção?

A cidadania italiana via paterna é a melhor opção?

A cidadania italiana via paterna difere da materna? Se eu tiver a descendência europeia dos dois lados, qual via vale mais a pena? Se o processo for feito em grupo, ele é mais demorado?

Essas são perguntas mais comuns quando começamos a pesquisar sobre o processo de cidadania italiana via paterna.

Sabemos que a burocracia e custos envolvidos podem desestimular algumas pessoas a darem entrada no processo, mas existem dezenas de vantagens em ser considerado um cidadão europeu.

Diante dessa realidade, trouxemos este artigo para explicar melhor como funciona esse procedimento judicial, a fim de ajudá-lo a ser reconhecido como cidadão italiano.

Aproveite para assistir esse vídeo explicando as diferenças entre as cidadanias paterna e materna no processo judicial.

https://www.youtube.com/watch?v=VsTONxJwBxQ


O que é a cidadania italiana via paterna?

Você consegue a cidadania italiana via paterna quando a sua descendência é por parte do seu pai, seja ele, avô ou bisavô, por exemplo.

Esse é o caso mais simples de conseguir a cidadania, pois o processo por via materna possui algumas restrições, dependendo do caso.

Se você tem certeza de que algum antepassado paterno é italiano, você já é considerado cidadão europeu e só precisa do reconhecimento formal disso, que acontece através da cidadania.

Ou seja, se seu sobrenome é italiano, já fique ligado porque existe uma grande chance de você ter descendência.

Qual a principal diferença da cidadania materna para a paterna?


Atualmente, não existem diferenças entre ter descendência materna ou paterna. Porém, antigamente, a legislação italiana era machista e seguia o que se acreditava na época.

Para o país, até 1.948, as mulheres italianas que se casassem com estrangeiros perdiam a sua cidadania e assumiam a nacionalidade do marido.

Por conta disso, pessoas que têm como antenato uma mulher italiana nascida antes de 1.948 terão uma grande dificuldade de conseguir o reconhecimento da nacionalidade.

Mas, para as mulheres italianas que nasceram após essa época, isso não é mais uma questão e nem uma dificuldade no tribunal.

Se você ainda tiver dúvidas sobre qual é o melhor caminho, temos um artigo específico que esclarece se a cidadania via paterna é a melhor opção.

Vantagens da cidadania via judicial paterna


Primeiramente, existem três formas de conseguir a cidadania italiana por meio paterno.

A primeira via é pelo consulado italiano no Brasil. Muitas pessoas escolhem essa alternativa por ser a mais barata, mas o tempo de espera é de cerca de 10 anos.

Esse prazo longo desmotiva porque as pessoas querem aproveitar os benefícios de serem italianas mais rapidamente.

Essa é uma vantagem importante para se investir no procedimento por via judicial. Dessa forma, o tempo máximo para conseguir a cidadania é de dois anos, conforme a lei italiana que o consulado não cumpre.

E a tendência é que esse prazo seja cada vez mais curto porque, a partir de julho de 2022, existe uma nova regra de processo judicial onde os procedimentos não se concentram mais em Roma, sendo destinados ao tribunal da cidade natal do antenato.

Com isso, não ficam tantos protocolos acumulados em um único tribunal, se tornando mais uma vantagem da transação judicial.

Além disso, existe a terceira forma, e a mais rápida, de conseguir a cidadania. Mas você precisa ir até a Itália e ficar lá por alguns meses para realizar o trâmite, o que é inviável para a maioria das pessoas.

Essa é mais uma vantagem do procedimento judicial paterno. Você pode realizá-lo direto do Brasil.

[CTA: Quer entender de vez como tirar sua cidadania por via paterna? Baixe o ebook gratuito que elaboramos para você! - Baixe aqui

Posso fazer meu processo em grupo familiar?


Você pode fazer o processo em grupo familiar e, inclusive, nós recomendamos que você faça isso.

A parte inicial da procura dos documentos é uma das mais importantes de toda a transação. E, quando você encontra as certidões necessárias, elas podem ser usadas para a maioria da família que também quer a cidadania.

Isso minimiza o trabalho e torna o processo mais barato. Então, quanto mais pessoas estiverem no grupo para tirar a cidadania, mais barato fica o pacote por pessoa.

Mas, se você optar por tirar a cidadania por conta própria na Itália, sem o auxílio da Simonato para fazer o processo judicial, você também pode fazer o procedimento em grupo familiar.

Porém, é importante ressaltar que todos os envolvidos devem viver na Itália enquanto estiver acontecendo o procedimento. E isso costuma ser inviável para a maioria das famílias.

Quanto tempo leva para fazer cidadania via judicial paterna?


Como informamos anteriormente, o prazo máximo conforme a lei italiana é de 2 anos. Porém, isso só é válido depois que você dá a entrada nos papéis.

Ou seja, precisa somar a esses 2 anos o tempo de procura das certidões e a regularização de todos os documentos.

Na Simonato, o prazo médio total para a cidadania italiana via paterna é de 2 anos e meio.

Além disso, esse tempo pode ficar mais curto agora que os processos não são reunidos exclusivamente no tribunal de Roma.

Alguns desses procedimentos atuais estão levando, inclusive pouco mais de um ano para serem finalizados. Isso faz toda a diferença para quem tem pressa de morar e trabalhar na Europa.

Preciso ir à Itália durante o processo?

Você só precisa ir até a Itália se escolher a via administrativa para tirar a cidadania, ou seja, o caso em que você mora na Itália até ser reconhecido como cidadão.

Se você fizer o procedimento judicial ou pelo consulado, não precisará sair do país em nenhum momento. Você pode fazer todo o processo estando no Brasil, sem precisar se preocupar com isso.

A transação judicial paterna consiste na contratação de advogados italianos para abertura do protocolo de reconhecimento da cidadania. Assim, você não precisa comparecer perante os órgãos italianos.

Por que vale a pena contratar a Simonato para o processo?

Sabemos que a maioria das pessoas tem pressa para conseguir a cidadania italiana, mas não conseguem mudar de país para fazer o procedimento rápido.

Nesse contexto, tirar a cidadania por meio judicial se torna a alternativa mais viável e com melhor custo-benefício. E a Simonato é especialista nessa transação porque já atua há mais de 7 anos ajudando brasileiros a obterem os seus direitos como italianos.

Um dos principais diferenciais da Simonato é acompanhar você em todo o procedimento da cidadania. Assim, você pode tirar qualquer dúvida que possa surgir com um dos mais de 60 profissionais especializados na área.

Além disso, a empresa faz a promessa de conseguir encontrar qualquer certidão. Caso contrário, ela devolve o dinheiro para o cliente.

Essa é uma das principais forças da Simonato, pois diversas famílias passam anos sem conseguir reunir os documentos necessários.


Por fim, a Simonato tem parceria com advogados italianos com muita expertise no processo da cidadania, aumentando consideravelmente as chances do procedimento acontecer sem intercorrências.


Considerações finais


Conseguir a cidadania italiana via paterna é uma forma de ser reconhecido como cidadão europeu sem complicações.

Quando isso ocorre por meio materno, podem existir complicações judiciais sérias se a mulher tiver filhos nascidos até 1.948.

Assim, se você puder comprovar a descendência parental por parte de pai, aproveite essa oportunidade para dar mais um passo em direção à realização do sonho de ser reconhecido como italiano.

Lembre-se, também, de analisar as três formas de dar entrada na cidadania para identificar qual alternativa apresenta o melhor custo-benefício para você.

E conte com a Simonato para ajudar a encontrar as certidões que se perderam ao longo dos anos e para ajudar você com toda a burocracia que envolve um processo de cidadania italiana paterna via judicial.