As oportunidades de trabalho em cada região da Itália
Se você está entre os muitos brasileiros que querem iniciar uma vida profissional na Itália, mas não sabe escolher o lugar mais adequado para suas ambições, esse vídeo é para você. Vamos falar sobre as regiões da Itália e das oportunidades de trabalho em cada uma delas!
Quais são as regiões da Itália?
Temos as seguintes regiões no país da bota: Noroeste, Nordeste, Central, Sul e Insular.Cada uma delas é dividida em estados e, dentro deles, encontramos as províncias, as principais cidades.
Região Noroeste da Itália
A região Noroeste da Itália é composta pela maioria dos estados mais ricos do país. São eles: Valle d’Aosta, Piemonte, Liguria e Lombardia. É lá que estão sete das dez cidades mais ricas da Itália, tomando como referência o salário anual médio dos trabalhadores da cidade.
O Noroeste italiano pode ser uma das melhores opções para os brasileiros que desejam imigrar para a Itália em busca de uma oportunidade de emprego. Isso porque há uma grande quantidade de ofertas de trabalho, tanto para italianos como para imigrantes.
A Lombardia possui como capital a cidade de Milão, um dos grandes polos industriais daItália, excelente opção para imigrantes. Já o estado do Piemonte é o segundo maior daItália, possuindo mais de quatro milhões de habitantes. O Piemonte é o terceiro mais importante centro industrial de todo o país e a sua capital, Torino, fica atrás apenas deMilão e Roma na questão de oportunidades.
Região Nordeste da Itália
A região nordeste é extremamente importante para o país, desempenhando um papel protagonista na economia, na cultura e na política nacional. Fazem parte dessa região os seguintes estados: Trentino-Alto Adige, Friuli-Venezia-Giulia, Veneto e Emilia-Romagna.
O nordeste italiano se destaca em termos de arte, cultura, economia e segurança e oferece excelentes e numerosas oportunidades de emprego e de estudo. A região do Vêneto, por exemplo, possui uma taxa de desemprego de apenas 5,8%, contra os 10%da média nacional.
Essa característica muito positiva pode ser explicada devido às numerosas indústrias, fábricas e empresas que possuem sede e filiais nos estados do nordeste italiano. Quando analisamos, por exemplo, as vagas de emprego que aparecem em sites de carreiras, vemos que parte significativa delas está localizada em estados dessa região.
Região Central da Itália
O centro da Itália é composto por Toscana, Marche, Umbria e Lazio, estados muito conhecidos, ricos e desenvolvidos, que atraem milhares de turistas todos os anos, com destinos como Florença, Pisa e Siena.
A região não é tão rica em comparação com o Nordeste e Noroeste mas, de forma geral, as grandes cidades oferecem boas oportunidades de emprego.
A região possui o privilégio de ser composta também pelo estado do Lazio, que possui acidade de Roma como capital, grande aposta para brasileiros em busca de um emprego, por ser sede de diversas empresas nacionais e multinacionais, além de funcionar como um importante centro industrial europeu.
Região Sul da Itália
A região Sul da Itália é formada pelos seguintes estados: Abruzzo, Campania, Molise,Puglia, Basilicata e Calabria.
O Sul é uma das regiões da Itália com maior quantidade de monumentos históricos e tradições milenares. Porém, é também, ao mesmo tempo, a região com a maior taxa de desemprego, principalmente de jovens.
No ano de 2020, uma matéria do jornal ANSA mostrou que três estados da Itália estavam entre as quinze regiões com maior taxa de desemprego de toda a União Europeia. Os três fazem parte da região Sul: Calábria, Campânia e Sicília.
Ou seja, os estados da região Sul não são a melhor opção para brasileiros que desejam imigrar para a Itália em busca de trabalho.
Região Insular italiana
Dois estados fazem parte da região Insular italiana: a Sicília e a Sardenha.
Por serem ilhas, os dois estados acabam ficando “isolados” do resto do país, o que contribui para a falta de oportunidades. A Sardenha, por exemplo, possui uma taxa de desemprego de 19,8%.
Os salários médios da região não são altos e, normalmente, ficam abaixo da média nacional. Dessa maneira, é melhor evitar a região Insular do país para buscar um emprego.
Conclusão
Concluindo, para aqueles que desejam encontrar uma vaga no mercado de trabalho italiano, a melhor opção talvez seja a região nordeste, ou ainda, a região Noroeste.
Porém, para aqueles que querem viver na Itália com um custo de vida baixo ou querem viver como aposentados, talvez a melhor opção seja a região Sul.
A decisão final irá depender dos seus objetivos, valores, desejos e ambições. Mas sem dúvidas você irá encontrar o seu lugar em uma das regiões da Itália!